Marilene Volpatti
Todo mundo sabe que acreditar em si mesmo é a chave do sucesso. Mas como obter esse segredo de sete chaves?
Por onde Cassandra passa chama a atenção. É certo que possui corte de cabelo perfeito, roupas finíssimas e corpo bonito. Mas, o que desperta a atenção é seu andar. Firme e gracioso, transmite uma dose de segurança que em poucas se vê.
É uma executiva bem-sucedida, o que reforça a convicção de que vale a pena botar fé no próprio taco. Para muitos, entretanto, não é fácil. Psicologos são unânimes em afirmar que pouca coisa é necessária para adquirir autoconfiança.
Limites
Se a infância foi sofrida nas mãos de pais ou amiguinhos, pode ter ficado um sentimento de inferioridade. Dificilmente a pessoa coloca sua opinião com receio de ser rejeitada. Pois bem: fixe uma meta e prometa para si mesmo que ninguém mais fará pouco de você. Pelo contrário, numa discussão com pessoas pretenciosas e arrogantes, imponha sua opinião. Vai sentir-se muito bem. Estabeleça fronteiras. Se alguém tentar avançar, avise que está entrando em seu campo e indo longe demais. A verdade: não se preocupe com o que os outros vão pensar. Tenha sempre em mente que ninguém está interessado num confronto para valer. Na pior das hipóteses, corte a relação com determinadas pessoas.
Se o bate-boca não é seu forte, evite-o. Mas, tente dar sempre uma resposta adequada à sua personalidade. Se sabe, por exemplo, que tem razão, não tenha medo de fazer uma cena. Ela faz parte de nossas vidas. O importante é as pessoas saberem que você não atura humilhação e muito menos leva desaforo para casa.
Roupa
Todo mundo diz: “Coloque uma roupa confortável que vai se sentir ótimo”. Será? Imagine ir a um casamento, por exemplo, vestido com abrigo esportivo!
No trabalho, o ideal é se vestir como se em todos os dias tivesse reunião de diretoria. Dessa forma, estará sempre preparado para qualquer eventualidade. E é isso que vai deixá-lo confiante e confortável. Quando não se está vestido adequadamente, pinta sempre a preocupação. Com trajes apropriados será capaz de encarar qualquer situação, com autoconfiança.
Valor
A mulher, principalmente, tem mania de se desvalorizar. É inútil isso. Se ficar insistindo nas imperfeições que vê em si própria, os outros com certeza acabarão acreditando. Mauro conta que uma vez disse à namorada que ela era muito bonita. Ficou indignada, respondendo: “Mais pareço uma bruxa por causa do meu nariz”. Ele nunca havia reparado e constatou que, realmente, o nariz era meio grande.
A mulher se rebaixa para parecer menos ameaçadora ou para que gostem mais dela. Frases mais comuns: “Estou gorda!”; “Sou uma boba”; “Só faço besteira”. É ótimo ser reanimado, mas, a autodepreciação é extremamente destrutiva. Pessoas assim cansam. É necessário reforçar o lado positivo e acabar com o negativo, assim não será vista como uma perdedora.
Situação
As pessoas autoconfiantes não ficam o tempo todo se lamuriando de tudo e de todos. Simplesmente aceitam a vida, feita de coisas ruins, boas e assumem a responsabilidade de seus atos, seja lá quais forem. Com isso conseguem sempre aliados.
Insistir
Muitas pessoas possuem objetivos, mas, não são de persegui-los. Começam uma tarefa, desistem na primeira dificuldade. Se persistissem, no mínimo, iriam ganhar a fama de obstinados.
Boa parte do segredo está em ser organizado e eficiente. Quando se comprometer a fazer, faça. Não deixe o rótulo de “promessinha” grudar na testa, será difícil livrar-se dele. As pessoas não apostarão mais em você, o que fará com que suas oportunidades, principalmente no trabalho, sejam diminuídas.
Divulgando
Seja um divulgador de seus talentos. Nas áreas que não tem experiência, ouse. Você vai ficar surpreso consigo mesmo. Tatiane achava que não tinha jeito para decorar sua casa. Estando sem grana para contratar um decorador fez tudo sozinha. Adquiriu revistas especializadas e colocou mãos à obra. Casa e quintal ficaram lindos e aconchegantes, motivo de elogios das colegas. Está pensando seriamente em montar uma empresa de decoração. Claro que não adianta trilhar caminhos já tentados e que não foram sucesso. Isso só serve para minar a autoconfiança. Pode-se tentar até três vezes, mas, depois, desista e parta para nova situação.
Saúde
Cuide de sua forma e saúde. Há mil opções: ginástica, caminhada, dança, natação… Ficar em forma não significa fazer exercícios todos os dias que vão deixá-lo infeliz. Escolha alguma atividade que seja menos ruim e siga em frente. Poderá não gostar no início, mas depois, será puro orgulho!
Ego
Quando se tem opinião desfavorável a respeito próprio, a tendência é de ignorar as coisas boas ditas pelos outros. Concluímos que estão dizendo apenas para ser gentís ou que estão sentindo pena. Pensando assim, somos nossos piores inimigos.
No próximo elogio, anote-o e guarde. Quando estiver se sentindo a última das criaturas dê uma olhadinha nele, verá o bem que causará.
Se goste
Esse é ponto mais importante de todos, e o mais difícil. Na maioria das vezes a gente se maltrada. Alguns se enchem de culpa, outros magoam a si próprios. São injustiçados e não reagem. Concluem que não têm direito à felicidade.
Tente descobrir seu círculo vicioso. Exemplo de um: medo de ser só. Se for seu caso, passe a usar o tempo mais para você. Esqueça que é só. Afinal, todos nascem sozinhos. Faça exercícios, ginástica e coloque-se em forma. Verá que o efeito será de dominó. Descubra aquilo que vai fazê-lo feliz e transforme o sonho em realidade. Você vai conseguir. E quanto mais realizado for, mais autoconfiante será e verá que não existe solidão para quem se gosta, pois, você se basta.
Serviço
Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.