Combate à dengue executa ações em sete bairros nesta terça (26)

0
316

Serviços serão realizados no Yolanda Ópice, Nova Araraquara, Maria Luiza, Santa Clara, Santa Angelina, Jardim América e Vila Joinville

Nesta terça-feira (26), seis bairros receberão os serviços de combate à dengue da Prefeitura de Araraquara. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa nos bairros do Yolanda Ópice, Nova Araraquara, Maria Luiza e Santa Clara. Outros serviços que serão realizados nesta data são a nebulização, que passará pelo Santa Angelina, e o fumacê, que será aplicado no período da manhã no Jardim América e à noite na Vila Joinville.

A Prefeitura segue intensificando a atuação nos serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como Zika, Chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.

Vale destacar que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão. O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

Arrastões

A Prefeitura realizou, neste mês de abril, dois arrastões. O primeiro ocorreu no dia 2, e passou pelos bairros Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza, de onde foram retirados mais de 10 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais daquela região.

O segundo ocorreu nos dias 9 e 11, quando a ação foi realizada nos bairros do Jardim Indaiá, Jardim São Rafael, Jardim dos Oitis e Jardim Boa Vista, de onde foram retirados mais de 14 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Números da epidemia

Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 4.504 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 696 casos em fevereiro, 2.656 em março e 1.002 em abril.

Neste ano, dez óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara. Os dois óbitos suspeitos que estavam sendo investigados no SVO (Serviço de Verificação de Óbito) foram confirmados neste fim de semana. Ambos os pacientes estavam internados em hospital da rede privada da cidade.

Também neste fim de semana, foram registrados outros dois óbitos de pacientes diagnosticados com dengue, que também possuíam comorbidades e estavam internados em hospital da rede privada: um homem de 88 anos, que faleceu no sábado, dia 23, e um homem de 83 anos, que faleceu nesta segunda-feira, dia 25. A Prefeitura lamenta os óbitos e se solidariza com as famílias.

Vale lembrar que os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.