Centro Afro recebe poeta e escritor moçambicano Amosse Mucavele

0
272
Encontro acontece nesta quinta-feira (30), às 19h30, e contará com uma roda de conversa sobre as culturas de Brasil e Moçambique
 
O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” receberá nesta quinta-feira (30), às 19h30, a visita do poeta e escritor moçambicano Amosse Mucavele. A atividade, que é aberta ao público, contará com uma roda de conversa interativa sobre a história e as culturas de Brasil e Moçambique. A sede do Centro de Referência Afro fica na Avenida Mauá, 377, Centro.

Amosse Mucavele nasceu em 1987 em Maputo, Moçambique, onde vive de suas poesias e trabalha como curador de festivais literários em Moçambique e Portugal. É jornalista cultural e coordenador do projeto de divulgação literária “Esculpindo a Palavra com a Língua”. Foi chefe de redação de “Literatas – Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona”, diretor editorial do Jornal O Telégrafo, editor-chefe do Jornal Cultural Debate, Editor de Cultura no Jornal ExpressoMoz, colaborador do Jornal Cultura de Angola e Palavra Comum da Galiza, Espanha. É coordenador nacional da World Poetry Movement, membro do Conselho Editorial da Revista Mallarmargens (Brasil), da Academia de Letras de Teófilo Otoni (Brasil) e da Internacional Writers Association (Ohio–USA). Tem participado de inúmeros festivais literários em Angola, Portugal, Brasil, Argentina e México.

Com textos publicados em diversos jornais do mundo lusófono, publicou os livros “A Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua – Antologia Poética” (Revista Literatas, 2013 – coordenação) e “Geografia do Olhar: Ensaio Fotográfico Sobre a Cidade” (Editora Vento de Fondo, Córdoba, Argentina, 2016), premiado como Livro do Ano do Festival Internacional de Poesia de Córdoba (no Brasil publicado pela Dulcineia Catadora Edições, Rio do Janeiro, 2016, e em Moçambique pela Cavalo do Mar, Maputo, 2017) e “Pedagogia da Ausência” (Alcance Editores, Maputo, 2020).

A coordenadora municipal de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, aponta a importância da visita. “É de extrema importância que as culturas co-irmãs tenham espaços para essa troca e integração. Quando o poeta e professor Assis Furtado nos trouxe a notícia da passagem de Amosse pela cidade, ficamos imensamente honrados pela oportunidade de aproximá-lo do nosso público e convidamos a todos indistintamente a estarem conosco”, destacou.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 99626-9466 e 3322-8316.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.