Orçamento Participativo: Plenária da Região 10 tem alteração na data e local

0
94
Reunião que seria realizada nesta quinta-feira (30) na Escola Industrial foi remarcada para 23 de julho no CER Leonor de Barros

A Plenária da Região 10 do Orçamento Participativo, que seria realizada nesta quinta-feira (30), às 19h, foi remarcada para o dia 23 de julho, um sábado, às 15h. O local também teve alteração: à princípio seria na ETEC Ana de Oliveira Ferraz (Escola Industrial) e agora terá como sede o CER Leonor Mendes de Barros, também no Centro.

O Orçamento Participativo (OP) é um programa que permite à população opinar sobre onde serão investidos os orçamentos públicos. É desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. Os horários, datas e locais das plenárias podem sofrer alterações, por isso é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site (www.araraquara.sp.gov.br) e as redes sociais da Prefeitura para mais informações.

A fase de plenárias regionais sucede a fase sub-regional, que englobou 27 reuniões, onde os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) foram escolhidos pela população e enviados para as plenárias regionais. É nas plenárias regionais (que contam com 11 reuniões) e temáticas (com 7) que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo.

A Região 10, por exemplo, é composta por três sub-regiões. A Sub-Região 1 (formada pelo Assentamento Bela Vista do Chibarro) elegeu em sua plenária sub-regional o tema Saúde. A Sub-Região 2 (Bueno de Andrada, Horto de Bueno e Rosa Martins) elegeu Educação como tema prioritário, enquanto a Sub-Região 3 (Assentamento Monte Alegre 3 e 6) definiu como prioridade a Saúde.

Resultados das plenárias regionais

Até o momento, foram realizadas cinco plenárias regionais na edição 2022 do OP. Na primeira, o público representante da Região 1 elegeu como investimento prioritário a reforma e ampliação do complexo do Caic Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, o Caic do Vale do Sol. Na segunda, realizada no dia 26 de maio, a EMEF Altamira Amorim Mantese recebeu a Plenária da Região 3, onde os participantes elegeram a reforma e ampliação da própria EMEF Altamira Amorim Mantese, no Selmi Dei. A plenária seguinte foi realizada no dia 2 de junho no Salão de Festas Meninão, onde os representantes da Região 4 elegeram a reforma e ampliação do CER Concheta Smirne Mendonça, do Quitandinha. Na quarta plenária, realizada no dia 9 de junho, a Associação Desportiva Polícia Militar (ADPM) recebeu os representantes da Região 9, que definiram como prioridade a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. José Nigro”, no Jardim das Hortências. A quinta plenária regional aconteceu na última quinta-feira (23), quando a população da Região 11 elegeu como prioridade a construção de uma sede própria para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na região do Valle Verde.

Plenária LGBTQIA+

Nesta sexta-feira, 1º de julho, às 19h, o Centro de Referência da Mulher (Av. Espanha, 532, Centro), sediará a Plenária LGBTQIA+. As plenárias temáticas envolvem sete públicos específicos, divididos em Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.

Essa será a quarta plenária temática do OP 2022. A primeira plenária temática aconteceu no dia 20 de maio, no Instituto de Cegos Santa Luzia, onde foi realizada a Plenária das Pessoas com Deficiência e foi eleita como prioridade a adequação e reforma do espaço da equoterapia no Parque do Pinheirinho. A segunda foi voltada para a população negra, que elegeu como investimento prioritário a implantação de um memorial da história e da cultura da população negra em Araraquara. A terceira temática foi realizada na última sexta-feira (24), quando a Juventude elegeu como prioridade a reforma da Praça Scalamandré Sobrinho, com revitalização das pistas de skate e implantação de um skate park.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.