O atendimento às crianças e aos adolescentes de Araraquara será centralizado no prédio onde funcionava a Escola Estadual “Padre Francisco Salles Colturato”, no bairro Santa Angelina. A centralização das diversas entidades irá melhorar a qualidade e agilizar os serviços.
O projeto é uma iniciativa conjunta do Juiz da Infância e Juventude, Silvio Moura Sales; do prefeito Edinho Silva e do deputado federal Dimas Ramalho. Uma bela sacada administrativa que atende ao interesse da coletividade.
Desde 2001 busca-se colocar todos os órgãos que têm políticas voltadas para a criança e ao adolescente num mesmo local. No ano passado, com a desativação da escola em decorrência da migração dos alunos para a rede municipal, o Estado acabou cedendo a área para o município.
O prédio conta com 16 salas de aula que deverão abrigar a Vara da Infância e da Juventude, sala do Ministério Público, um dos dois Conselhos Tutelares, uma unidade da Polícia Civil, representantes das secretarias municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, dentre outras. Essa estrutura ainda não está definida.
Ganho de
eficiência
“A mudança vai facilitar o encaminhamento dos casos e o acompanhamento, com a possibilidade de implantação de um plantão para atender exclusivamente crianças e adolescentes”, afirmou o Moura Sales que é titular da Vara da Infância e Juventude.
Vai agregar
valores
Para o prefeito Edinho Silva, o centro é estratégico por estar localizado ao lado da Pista de Atletismo que conta com diversas quadras poliesportivas, além de infra-estrutura para outras modalidades, numa área que aceita novas obras. “Ali podemos desenvolver projetos esportivos para crianças e adolescentes, a fim de canalizar bem a energia”, afirma. O prefeito pretende também utilizar o prédio para colocar em prática políticas diferenciadas aos idosos, de acordo com o Estatuto dos que estão chegando ao inverno da vida.
Carimbo de
ineditismo
O deputado Dimas Ramalho, que teve uma participação decisiva no processo de transferência do prédio, afirma que a iniciativa é pioneira e destacou o trabalho conjunto com a prefeitura e com a Vara da Infância e Juventude visando dar assistência integral e rápida ao importante segmento.
“A união de forças é o diferencial e nossa cidade sai na frente garantindo mais qualidade ao atendimento de nossos jovens” asseverou o parlamentar.
Juiz Silvio de Moura Sales
A formatação do prédio será decidida proximamente.
Deputado Dimas Ramalho
Trata-se de iniciativa brilhante, pioneira.
Prefeito Edinho Silva
A integração de instituições gera qualidade.
Ponto de referência para pais, mães e responsáveis pelas crianças e adolescente
O trabalho do prefeito Edinho, deputado Dimas e Juiz Silvio deságua num porto seguro, amplo e de infinitas possibilidades visando melhorar o atendimento às crianças e adolescentes.
Mas, diante desse público-alvo não se pode negar que a centralização garante aos pais a chance de, num só local e rapidamente, tratar do interesse de sua família.
Um ato que garante respeito à cidadania e aumenta a confiança no trabalho das autoridades.