O Ministério da Educação abriu, nesta semana, licitação para a construção do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Araraquara. Nesta quarta-feira (11), está programada visita técnica (à área de terra) das empresas que vão retirar o edital. A secretária do Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, entregou à diretoria do Cefet – São Paulo, os documentos necessários à abertura da licitação incluindo memorial descritivo dos projetos executivos e suas respectivas planilhas de custos.
Segundo o arquiteto Alexandre Kenchian, coordenador de Engenharia do Cefet, a obra deve ser executada em duas etapas. O governo federal destinou R$ 5 milhões à unidade de Araraquara, mas a primeira fase está orçada em R$ 4,013 milhões. A diferença fica reservada para a compra de equipamentos e móveis. O edital completo pode ser consultado no site comprasnet.gov.br, link processos em andamento. A obra deve ser concluída em 150 dias, após a assinatura do contrato.
Recursos
São legais, mas, comem um tempo danado. Assim, o contrato deve ser assinado no início de julho justamente se não houver recursos. A segunda etapa, quando devem ser construídos auditório e novas salas de aula, ainda não tem prazo definido para ser realizada.
O Cefet faz parte dos 12 anunciados para São Paulo dentro do PAC da Educação. A unidade será construída em terreno de 60 mil m² ao lado do shopping Jaraguá, doado pela Prefeitura de Araraquara.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Cefet de Araraquara será construído ainda em 2008 para iniciar atividades já no primeiro semestre de 2009.
Inscrições
O Cefet abrirá 1.800 vagas para alunos de Araraquara e cidades da região. Inicialmente a grade curricular deve atender aos setores que mais se expandem na cidade, como o de TI (Tecnologia da Informação), aeronáutico, metal-mecânico e agroindústria. Além de Araraquara, 16 prefeituras da região estão comprometidas com a instalação do Cefet. Sete delas se dispuseram a ceder equipamentos para terraplanagem, além de oferecer materiais de construção como tijolos e areia, mobiliários e equipamentos, como carteiras e computadores. Outras estão comprometidas com o transporte de alunos e contribuição para manutenção do prédio, assim como a oferta de serviços de segurança e jardinagem, por exemplo.
Vitória
Para o prefeito Edinho Silva, a abertura da licitação é mais um momento significativo para o setor de educação profissionalizante da região de Araraquara. "O Cefet dará à nossa região uma nova âncora na formação de mão-de-obra e vai ajudar a consolidar a diversificação da economia iniciada em nosso governo, com a criação do Pólo de Tecnologia da Informação", disse.
Américo Brasiliense e Santa Lúcia, dentre outras da micro-região de Araraquara vão garantir preparo cultural e técnico aos jovens trabalhadores.