N/A

Capital Federal

Oswaldo Freire (*)

Reservas de Petróleo

O senador Aloizio Mercadante (SP) participou do seminário "Energia, Desenvolvimento e Soberania", promovido pela CUT. Ele debateu o tema "Petróleo, Regulação e Soberania Nacional" e destacou que a descoberta das novas reservas na camada pré-sal na bacia de Santos, que ocupam uma área de 160 mil km², irá mudar definitivamente a história econômica do Brasil ao longo dos próximos vinte e trinta anos. "A exploração das reservas será uma disputa política estratégica decisiva para o Brasil", afirma Mercadante.

Moradias Populares

Está em análise a PEC 285, de 2005, do deputado federal Paulo Teixeira (SP), que amplia os recursos destinados para moradias populares. A proposta redireciona, durante 30 anos ou até a eliminação do déficit habitacional, parte da arrecadação tributária da União, Estados e Municípios para os respectivos Fundos de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Patrimônio Cultural

A Câmara dos Deputados analisa o PL 3.334, do deputado federal Antonio Bulhões (SP), que determina a identificação de todos os bens tombados pelo Iphan, que deverá ser feita por meio de placas nas quais constem informações, em português e inglês, sobre as características mais relevantes. Para ele, a medida “permitirá ao Brasil proteger melhor o seu rico patrimônio cultural, assim como aproveitar o imenso potencial turístico, pedagógico e cultural".

Dj: Atividade Profissional

Após constatar a ausência de respaldo legal para as atividades do disc-jockey (DJ), o senador Romeu Tuma (SP) apresentou projeto com o objetivo de regulamentar essa prática profissional. O PLS 740, de 2007, regulamenta as atividades de DJ, de produtor DJ e do profissional de cabine de som, incluindo-as entre as profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões.

Acesso à Universidade

De acordo com o deputado federal Dr. Pinotti (SP), recentemente foi divulgada uma estatística do IBGE, baseada em dados do SEADE, segundo a qual 53% dos filhos das famílias abastadas brasileiras estão na universidade, contra apenas 0,8% dos filhos das famílias pobres. "É preciso fazer as duas coisas: dar um bom ensino fundamental e, ao mesmo tempo, dar acesso à universidade à população brasileira", ressalta o parlamentar.

Novos Jornalistas

O Projeto de Lei 3.981, de 2008, do deputado federal Celso Russomanno (SP), cria os Conselhos Regionais e Federal de Jornalismo e abre a possibilidade de pessoas sem diploma de jornalista exercerem a profissão, desde que tenham pós-graduação na área. A proposta exige um exame de ordem para os novos jornalistas obterem o registro.

Gestão de Empresas

Alguns tópicos para o êxito na gestão de empresas: gerenciar talento e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; organizar a administração de desempenho e recompensas; otimizar o desenvolvimento de liderança; transformar RH em parceiro estratégico; administrar responsabilidade social da empresa; e gerenciar diversidades e aspectos de globalização. A proposta é do deputado federal Arnaldo Jardim (SP).

Visto de Entrada

O presidente da CBCVB, João Moreira, é favorável ao fim da exigência de visto para os cidadãos norte-americanos que desejarem visitar o Brasil. Uma reivindicação do trade turístico, pois a extinção de tal exigência significaria um aumento do fluxo de estrangeiros visitando o país, o que geraria mais empregos e renda. Contudo, o Ministério das Relações Exteriores alega que a exigência do visto de entrada no Brasil para cidadãos dos EUA decorre do fato de esse país também exigir visto de entrada para cidadãos brasileiros.

Laboratórios de Informática

O deputado federal Geraldo Thadeu (MG) anuncia que alunos de escolas rurais de todo o país poderão ter aulas de informática em breve. É o que espera o MEC depois de ter realizado um pregão eletrônico para adquirir 7 mil laboratórios de informática. A empresa ganhadora apresentou um valor de R$ 23,9 milhões. Todavia, antes de ser proclamada vencedora, deverá passar por duas etapas: o teste de aderência, que vai avaliar as condições técnicas dos produtos, e a avaliação de habilitação, que deve verificar sua documentação.

Carga Tributária

O IBGE aponta que 60,2% dos gastos com tratamento, consultas, exames e medicamentos em 2005 foram pagos pela população; o governo destinou 38,8%; e as instituições sem fins lucrativos, 1%. "Os contribuintes continuam penalizados pela elevada carga tributária e pelas altas taxas de juros, não suportam as deficiências de gestão e estrutura do SUS", analisa o deputado federal Darcísio Perondi (RS), da Frente Parlamentar da Saúde.

(*) É diretor da SDE Assessoria, de Brasília.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara completa 123 anos

Governo de SP reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval

Governo de São Paulo divulga lista com mais 500 estudantes selecionados para intercâmbio do Prontos pro Mundo

INSS tem mudanças no atendimento durante Carnaval

5 dicas para seu coração não sair do ritmo neste carnaval

CATEGORIAS