Palestras temáticas serão ministradas na quarta-feira, dia 23, na Faculdade de Ciências de Letras da Unesp
A gestora do Núcleo de Articulação e Soluções da Escola de Governo, Mônica Favoreto, foi a entrevistada desta quarta-feira (16), do Canal Direto com a Prefeitura, programa realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação.
Na entrevista, Mônica falou sobre o evento “Diálogos em Saúde Mental – Atendimento a crianças e adolescentes: comportamento autolesivo e prevenção ao suicídio”, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 23, das 10h às 12h, no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.
Este evento, em parceria da Escola de Governo do Município de Araraquara com a Gerência de Saúde Mental (da Secretaria Municipal da Saúde) e o Conselho Regional de Psicologia da Subsede de Ribeirão Preto, é direcionado a profissionais das redes pública e privada que atuam no setor e a estudantes da área.
As palestrantes serão Camila Andrade de Oliveira, conselheira e atual vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP), e Carolina Amaral Perroni, psicóloga especialista técnica do Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP).
As inscrições, online e gratuitas, podem feitas pelo endereço eletrônico https://forms.gle/NxnUESsEiqcWNXZP8, e para mais informações o telefone é o 55 16 99720-6145, via WhatsApp.
Saúde mental
Ao destacar a importância das palestras, Mônica Favoreto explicou que falar em saúde mental é debater sobre um estado de equilíbrio e bem-estar que possibilita que as pessoas lidem com seus problemas pessoais e também contribuam com a comunidade.
“Falar em saúde mental não é somente em relação a doenças mais graves, como depressão e ansiedade, mas também sobre as questões cotidianas, como conhecer os próprios sentimentos, emoções e pensamentos, e como lidar com tudo isso”, acrescentou.
Ainda segundo a gestora do Núcleo de Articulação e Soluções da Escola de Governo, este encontro na Unesp irá debater o desenvolvimento de crianças e adolescentes, tentar entender algumas coisas específicas desta fase e correlacionar com situações e comportamentos autolesivos e da ideação do suicida.
A Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCLA) fica no km 1 da Rodovia Araraquara-Jaú, no bairro Campos Ville, em Araraquara.
Sequência
Ainda segundo Mônica, o primeiro encontro relativo a esse tema já foi realizado em Araraquara para equipes multidisciplinares, que debateram o “Setembro Amarelo” e as questões que envolvem pessoas com casos de suicídio na família ou próximos delas e que precisam de apoio.
Em novembro, o terceiro encontro temático debaterá o desenvolvimento de crianças e adolescentes e o impacto das mídias, principalmente as telas, nas relações e na aprendizagem.
No ar
O Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA