Gestora destaca importância dos cursos para as mulheres que buscam a capacitação para trabalhar e gerar renda para a família
O Canal Direto com a Prefeitura, programa realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, conversou nessa quinta-feira (24) com Maria Cristina Theodoro, Gestora do Quilombo Rosa, para destacar cursos oferecidos na unidade.
O Quilombo Rosa é um espaço público instalado no Valle Verde, fruto da conquista das mulheres na Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo (OP), que tem como objetivo promover iniciativas de geração de trabalho e renda e emancipação para as mulheres da região. O espaço é voltado para oferecer cursos de qualificação profissional, empreendedorismo, economia solidária e cooperativismo, oficinas culturais, práticas de saúde, esporte e lazer, além de eventos que promovam os direitos humanos e a cultura afrobrasileira.
Maria Cristina começa informando que dois cursos anunciados recentemente – de produção de bolos e pães naturais e integrais e de fabricação de salgados – já estão com as inscrições esgotadas e seguem com lista de espera.
As aulas do curso de bolos e pães naturais e integrais serão ministradas de 30 de outubro a 6 de novembro, das 8 às 12 horas. Já as aulas do curso de fabricação de salgados ocorrerão de 7 a 25 de novembro, das 13 às 17 horas.
A gestora destacou outros dois cursos que serão ministrados no Quilombo Rosa; o curso “Aprender, criar, montar e vender bijuterias”, que está com inscrições abertas e o curso de fabricação de panetone e produtos de chocolate, que terá inscrições abertas no próximo dia 29 de outubro. Para se inscrever, os interessados devem ter no mínimo 18 anos e ter completado a 6º ano do ensino fundamental. É obrigatório a apresentação de RG e comprovante de endereço.
“A maioria de interessadas nos nossos cursos são mulheres, mas os homens também podem se inscrever e participar”, salienta ela.
Maria Cristina ressalta a importância dos cursos oferecidos no Quilombo Rosa para mulheres que buscam capacitação para trabalhar e gerar renda. “Nossa experiência aqui nos mostra que muitas mulheres que estavam fora do mercado de trabalho conseguem se capacitar e gerar renda. Fico muito feliz quando encontro alunas nossas vendendo seus produtos nas feiras ou quando vejo abrindo uma portinha no comércio. É muito gratificante. E tudo isso só é possível graças aos nossos parceiros, como o Senai, Senac e Sebrae. E, claro, graças também ao empenho e a competência da nossa equipe do Quilombo Rosa. Por isso, quero aproveitar esse espaço para agradecer todos os parceiros que caminharam conosco neste ano de 2024”, declara a gestora.
As inscrições dos interessados nos cursos do Quilombo Rosa podem ser feitas das 8 às 17 horas, na unidade, que fica na Avenida Lázaro Machado, nº 1150, Valle Verde. Para mais informações, os telefones são (16) 3503-0054 ou Whatsapp (16) 99774-6026.
Ao vivo
O Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA