Presidente da Associação Pé Vermelho e coordenadora de Segurança Alimentar destacam a força feminina no campo
Na volta ao ar nesta terça-feira (15), o programa Canal Direto destacou o 15 de outubro, celebrado como o Dia Internacional da Mulher Rural, e a grande força feminina no campo.
A presidente da Associação Pé Vermelho, do Assentamento Rural Bela Vista, Fabiana Francisca da Silva, e a coordenadora de Segurança Alimentar (órgão da Prefeitura de Araraquara), Silvani Silva, foram a entrevistadas do programa.
De início, Fabiana contou como é a rotina diária da mulher rural: acorda às 5h, saúda a natureza e vai para a cozinha preparar o café, com bolo de fubá, entre outros alimentos. Em seguida, cuida dos seus animais domésticos, como galinhas e porcos, e já recolhe alguns ovos para o almoço da família.
“Se for empresária (produtora rural) como eu, vai cuidar das verduras que são comercializadas em feiras do campo na cidade, como a da Praça Pedro de Toledo (realizadas aos sábados)”, exemplificou Francisca.
Sobre as políticas públicas direcionadas à mulher do campo, Fabiana destacou, como especial, a que oferece à mulher a condição de proprietária nominal do lote em que são produzidos os alimentos saudáveis.
A presidente da Associação Pé Vermelho também ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Araraquara, que compra os produtos rurais, além de organizar as feiras do campo pela cidade.
Eficiência
Conforme complementou Silvani Silva, a mulher do campo é fundamental para a segurança alimentar das pessoas, como reconhece a ONU (Organização das Nações Unidas), pelos alimentos de qualidade que oferece aos filhos e aos consumidores em geral.
“Por isso, também é fundamental a mulher do campo ter todo o apoio, até pela variedade dos produtos oferecidos com qualidade. É o olhar desta mulher do campo que faz com que todo alimento seja eficiente e eficaz”, enfatizou Silvani.
Ainda de acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar, a mulher do campo pode ser, além de agricultora, a cozinheira do turismo rural, a que administra seu negócio rural, a costureira e também a professora, entre várias outras profissões ou atribuições.
Semana mais saudável
Silvani ainda destacou a realização da “8ª Semana da Alimentação Saudável de Araraquara”, que, aberta nesta segunda-feira, dia 14, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, irá realizar, até sexta-feira, dia 18, uma série de ações. Como nesta terça-feira, 15, em que distribuiu alimentos, em parceria com a Ceagesp e Universidades de Araraquara, e debateu como evitar o desperdício de alimentos.
A”Semana…”, cuja programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), também terá palestra sobre como se alimentar de forma consciente e saudável, além de oferecer uma feira de comidas caseiras, com exposição dos produtos saudáveis utilizados na preparação, e a comercialização de produtos orgânicos, entre outras atrações.
Ao vivo
O programa Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram, e a íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
Foto: Divulgação
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA