“Canal Direto com a Prefeitura” traz balanço do projeto “Férias é para brincar”

0
60
Foto Pedro Junqueira - Divulgação - Júlio Cézar Invenzioni participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Atividades recreativas e esportivas foram oferecidas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em 10 pontos da cidade

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta quarta-feira (31) contou com a participação do gerente das Escolinhas de Esportes, Júlio Cézar Invenzioni, que fez uma avaliação do “Férias é para brincar”, projeto promovido pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que ofereceu atividades esportivas e recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos ao longo do mês de janeiro.

Júlio falou sobre o número de crianças e adolescentes que participaram do programa. “Nós disponibilizamos dez locais e recebemos uma média de 40 alunos por local. Então chegamos ao número de 400 crianças neste projeto de férias de 2024”, revelou.

Segundo ele, o projeto cumpriu seu propósito de preencher o tempo ocioso dos alunos durante as férias escolares com brincadeiras educativas sob a orientação de monitores do município. “As expectativas foram atendidas. Temos professores altamente capacitados, educadores físicos, que podem mudar as atividades em função da faixa etária, em função dos alunos que eles recebem. Se são crianças menores, de seis, sete ou oito anos, eles aplicam uma brincadeira, uma recreação. Se é adolescente, eles podem aplicar um esporte coletivo, um esporte individual, depende muito da estrutura que o professor tem à sua disposição no local. Se ele tem uma quadra poliesportiva, ele pode aplicar o basquete, o futsal, o vôlei e o handebol para as crianças. Então tem essa diversificação de atividades e com isso fica tudo bem atrativo para as crianças. Elas também propõem atividades e o professor está ali para atendê-las”, acrescentou.

O objetivo do projeto também é emendar as atividades das Escolinhas de Esportes a um projeto de férias de maneira que os alunos continuem se desenvolvendo física e mentalmente, interagindo e crescendo no esporte. Agora, as Escolinhas de Esportes voltam a entrar em ação. “Como sempre, temos novidades nas Escolinhas de Esportes, um programa que não para de crescer, com cada vez mais professores, cada vez mais pontos e bairros abrangidos. Fechamos o ano com 20 modalidades e vamos iniciar esse ano com 21 opções. Vai entrar agora o kickboxing e também temos uma estimativa de entrar mais quatro modalidades ao longo do ano. São os esportes de areia que queremos implantar, como o futevôlei, o beach tennis e o vôlei de areia. E também teremos o biribol, já que as piscinas estão quase prontas, em fase de finalização da reforma. Vamos ter uma piscina oficial de biribol, onde vamos poder fazer uma escolinha de biribol também, chegando a 25 modalidades oferecidas para a população. Será um recorde de modalidades das Escolinhas. Lembrando que nós já batemos o recorde do número de escolinhas e do número de alunos. Chegamos a 8.031 alunos inscritos nas 20 modalidades, em 151 escolinhas espalhadas pela cidade, em 47 bairros abrangidos”, mencionou Júlio.

O gerente reforça que o programa é uma ótima opção para as crianças e adolescentes. “Os professores orientam acerca da alimentação, saúde, entre outras coisas. É um programa de inclusão social, um dos maiores do Brasil, que fomenta a cidadania, o desenvolvimento educacional, enfim, é muito bacana para o desenvolvimento e crescimento da criança, em todos os aspectos”, assegurou.

Júlio também revelou a meta para as Escolinhas de Esportes em 2024. “A nossa meta para este ano é de 9 mil alunos. Chegamos a 8.031 no ano passado, então nós vamos trabalhar para atingir essa nova meta. Queremos atrair mais crianças para agregar às Escolinhas de Esportes e melhorar a qualidade de vida. São atividades que trazem um aprendizado que elas vão levar para o resto da vida”, pontuou.

O gerente ressaltou que as inscrições para o programa serão abertas no dia 6 de fevereiro, com as aulas previstas para começarem no dia 26 do mesmo mês. “Para se inscrever, é muito simples. Basta procurar o professor no local de aula e ele vai ter uma ficha de cadastro. Basta preencher essa ficha e ele vai efetivar a matrícula. Vai sair uma programação no site da Prefeitura em forma de notícia, com toda a programação, locais, modalidades, dias e horários. Com a programação, basta escolher a modalidade e o local que fica bom para os pais e as crianças, e assim fazer a matrícula”, finalizou.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.