Coordenador do órgão em Araraquara, Rodrigo Martins alerta sobre riscos por compras online em links falsos

No Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, o Canal Direto realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação entrevistou o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, que falou sobre as ações do órgão na cidade.

Segundo Rodrigo, nesta semana especial do consumidor, as ações tiveram início na segunda-feira (11), na Praça Santa Cruz, no Centro, com o Procon Móvel, criado para esclarecer de forma descentralizada dúvidas de consumidores e orientar sobre direitos na compra de produtos ou serviços.  

Ainda na segunda-feira, no Auditório do Sincomércio, foi realizada, à noite, a palestra “Orientações sobre Direitos do Consumidor”, ministrada pela equipe do Núcleo Regional do Procon Ribeirão Preto para uma série de lojistas da cidade interessados no tema.

Na terça-feira (12), na Emef Henrique Scabello, no Jardim das Hortências, o órgão iniciou o projeto Procon na Escola, de 2024, falando aos alunos sobre direitos do consumidor e educação financeira.

Também nesta semana, segundo Martins, foram repassadas outras informações e orientações ao comércio da cidade e realizado o trabalho rotineiro de fiscalização.

Como dica, Rodrigo enfatizou a necessidade de o consumidor saber primeiro o que quer comprar e depois ficar atento na hora da compra. “Pesquisar sobre uma promoção, tanto de forma online quanto nas lojas físicas, ainda é o melhor remédio”, receita o coordenador.

Mais um alerta específico sobre compras online: o Procon orienta o consumidor a comprar em sites confiáveis e a não crer em links que aparecem nas redes sociais com promoções. “Porque a maioria destes links são falsos, o que faz a pessoa ficar no prejuízo”, enfatizou.  

Golpe comum

Outro tipo comum de golpe são as ligações supostamente de bancos pedindo dados do cliente sobre problemas com cartões, que teriam sido clonados e por isso devem ser recolhidos. “Nenhum banco liga ao cliente para recolher ou falar de problemas com o cartão ou com o aplicativo. Apenas envia um novo cartão e cancela o anterior”, explicou.

Vale mais uma dica: o consumidor que teve um problema na compra de um produto em uma loja ou empresa oficial pode fazer a reclamação online ou presencial ao Procon. Neste caso, a partir da abertura do processo da reclamação, o fornecedor tem até dez dias para responder e a causa normalmente é resolvida a favor do reclamante.

No caso de o consumidor ter sido vítima de golpe, aí terá que procurar pela Justiça e elaborar um Boletim de Ocorrência. Às vezes, para ter o seu direito preservado, é necessário contratar um advogado e tentar provar, por exemplo, que o banco falhou no sistema de segurança.

Vale ressaltar: o Procon Araraquara é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular da Prefeitura de Araraquara, com apoio do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da Região de Araraquara (SinHoRes), Sindicato dos Empregados no Comércio de Araraquara (Sincomércio) e Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia).

Em rede

O programa Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.

Foto: Divulgação

 

 

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