“Canal Direto com a Prefeitura” destaca os 15 anos do cursinho Geração NEAR

0
230
Foto: Adriel Barbosa
Maria Eduarda Cortez e Victor Cyriaco Lima, coordenadores do projeto, falaram sobre o objetivo de auxiliar alunos a chegar à universidade e também colaborar na formação de professores


O “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, destacou nesta segunda-feira (8) o cursinho Geração NEAR, que completa 15 anos em 2024 e vem se destacando como um importante projeto de educação em Araraquara. Para falar sobre o assunto, foram convidados a coordenadora administrativa e professora de sociologia, Maria Eduarda Cortez, e o coordenador pedagógico e professor de redação, Victor Cyriaco Lima.

Fundado em 2009 por alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com a Faculdade de Ciências e Letras, o cursinho tem como objetivo formar não apenas alunos, mas também professores. Com uma equipe composta por estudantes universitários, o projeto oferece uma oportunidade única de aprendizado prático e vivência educacional. “O Geração NEAR é um cursinho pré-vestibular. Temos o objetivo de auxiliar os jovens e cidadãos de Araraquara e região a ingressar em uma universidade pública. O cursinho funciona no período da tarde, aqui em Araraquara, das 14h às 18h20. Atendemos a galera a partir do colegial, mas também quem já se formou, quem quer fazer uma segunda graduação, quem quer voltar a estudar, então não temos limite de idade. É só um limite mínimo para esse preparo, e é super importante para a pessoa realmente se reconhecer, reconhecer um espaço e ocupar esse espaço da educação pública. É um cursinho pré-vestibular, mas é um cursinho popular, ou seja, nossas aulas são 100% gratuitas”, explicou Maria Eduarda.

O projeto funciona na histórica Chácara Sapucaia, um patrimônio cultural de Araraquara, ambiente que proporciona uma imersão única em um espaço que já foi palco de importantes eventos culturais e literários. Ao longo dos anos, a chácara abrigou a escrita de diversos livros e testemunhou momentos marcantes da história da cidade. “A Chácara Sapucaia é um lugar de realizar ciência, de fazer ciência. Os professores Saffioti, que nomeiam a chácara, que era deles, eram divulgadores e produtores de ciência. E tem também aquela lenda que fala que o Mário de Andrade escreveu Macunaíma dentro da banheira que está lá, no local que hoje funciona como um museu. Todo esse contato com essa lenda do escritor modernista que veio ao local forma esses alunos, tanto politicamente por estarem ocupando aquele lugar tão importante, emblemático e bonito, como também em uma formação sócio-cultural que é necessária para os nossos alunos e para todo mundo. Isso incentiva, isso traz para eles essa concepção de estar ocupando um lugar lindo, bonito e que produz e divulga a ciência”, salientou Victor.

Maria Eduarda acrescentou que o Geração NEAR possui uma importância enorme para a cidade em vários sentidos. “Sua importância está no sentido cultural porque fazemos com que aqueles jovens que estão dentro do cursinho tenham contato com vários outros setores da cidade que eles nem conheciam. Nós levamos os alunos para o museu, fazemos visita na chácara. No primeiro dia de aula, levamos para conhecer a chácara toda e contamos a história. Então é importante ocupar esse local e também promover atividades culturais. Promovemos vários eventos abertos para a comunidade externa também, que são divulgados em nosso Instagram. Fora essa parte cultural, tem a parte educacional, porque trazemos uma nova perspectiva para o jovem. Sendo um cursinho popular 100% gratuito, os nossos alunos vêm de um lugar um pouco mais sensível. Nós tentamos atender a população mais carente de Araraquara, que até então não tinha essa perspectiva de ensino superior. O que se vê muito e o que se passa para esses alunos é que eles devem concluir a escola e ir direto para o mercado de trabalho. O que tentamos trazer é que a universidade pública é para todos, inclusive para eles. Trazemos essa perspectiva de um futuro melhor e em seguida damos os mecanismos para que eles possam entrar nesse novo mundo”, reforçou.

Ela contou ainda que a Rádio FCLAr vai apresentar um episódio especial com histórias de ex-alunos que vão relatar suas experiências de vida antes e depois do cursinho. “É importante destacar que o Geração NEAR também forma professores. Como o cursinho é vinculado com a Unesp, é um cursinho da Unesp, os professores que dão aula lá são professores da Unesp, da graduação, então estando dentro de Araraquara, formamos professores mais qualificados com experiências práticas e também com palestras didáticas, porque além da prática, fazemos a formação pedagógica com esses professores”, observou.

Em celebração aos seus 15 anos de trajetória, o Cursinho Geração NEAR preparou uma série de eventos especiais que serão realizados ao longo do ano para marcar essa data significativa. “Teremos muitas coisas legais, muitos eventos especiais, entre eles várias formações pedagógicas ao longo do ano, com convidados muito especiais. Neste sábado teremos um aulão no Cine Lupo, onde vamos receber um diretor de um curta-metragem. Ele vai explicar muita coisa para nós, é uma aula aberta e estão todos convidados. Teremos visitas técnicas com os alunos para universidades e teremos vários aulões abertos. Teremos uma aula super especial que acontece nesta sexta-feira, quando uma ex-aluna do cursinho Geração NEAR no ano passado, a Marina, vai falar sobre feminismo negro, em aula que compõe o repertório sócio-cultural da disciplina de redação. Também teremos vários eventos para a comunidade externa. Acompanhem nosso Instagram”, recomentou Victor.

Ele também lembrou da Festa Junina que é realizada em parceria com outro cursinho popular de Araraquara, o Cuca. “Ela acontecerá no dia 15 de junho e estamos recebendo doações. Se você tiver alguma doação, nos chame no Instagram. Estamos recebendo doações para essa festa que é sempre muito linda. Pode ser doações de alimentos, descartáveis ou em recursos financeiros para montarmos a estrutura ou mesmo se tiver uma banda e quiser tocar. Pode chamar que a gente recebe todo tipo de doação”, concluiu.

O perfil do Cursinho Geração NEAR no Instagram é @geracao.near.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.