Campanha de Adoção e Microchipagem de Animais é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
276
Coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, falou sobre o propósito da ação que será realizada neste sábado (5) no Parque Infantil

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta quinta-feira (3) contou com a participação da coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, que explicou detalhes da Campanha de Adoção e Microchipagem de Animais, que será realizada neste sábado (5), entre as 9h30 e as 13h, no Parque Infantil, no Centro. A programação contará com apresentação musical com a cantora e compositora Trouble, com barraquinha de venda de pastel e distribuição de vários brindes. A microchipagem é gratuita, mas pode ser solidária, com a doação de um quilo de ração.

A coordenadora falou sobre o diferencial dessa campanha em relação àquelas que são feitas frequentemente no mesmo espaço público. “As nossas campanhas são quinzenais e acontecem no primeiro e no terceiro sábado do mês. Agora, junto com a Campanha de Adoção, vamos promover uma campanha de microchipagem. A chipagem é obrigatória no município de acordo com os artigos 38 e 39 da Lei Municipal 827. Então quem não tem o animal chipado está infringindo a legislação municipal. Com a chipagem, você comprova que o animal é seu e se ele se perder fica mais fácil a localização. Não é um GPS, ou seja, se a pessoa encontrou um animal na rua, vai procurar os pontos para leitura de chip. Algumas protetoras têm leitor de chip, assim como tem no Bem-estar Animal ou na própria APA. É feita a leitura, feita a consulta no sistema e é possível identificar o tutor. Com ela, também é possível responsabilizar as pessoas que não cuidam direito dos seus animais”, esclareceu Carol.

Ela também apontou que a falta do chip pode gerar problemas para o tutor do animal. “Se a fiscalização vai até uma residência e o animal não é chipado, tem multa. A multa é de um UFM com reincidência de 100% em caso de não atendimento à notificação da fiscalização. A chipagem é extremamente benéfica e também nos permite realizar um censo para termos uma ideia de quantos animais existem na cidade. Atualmente estamos com 45 mil cadastros, só que esse cadastro começou em 2012, então tem animais que já vieram a óbito. Também é importante as pessoas manterem os dados atualizados porque às vezes aparece o animal e a pessoa não atualizou seu telefone, visto que hoje em dia todo mundo muda de telefone com muita frequência”, acrescentou.

RG Pet

Outra novidade para essa ação é o lançamento do RG Pet, um documento inspirado no RG convencional, mas com os dados do bichinho. “A pessoa que chipar seu animal vai sair de lá com o RG Pet, que é patrocinado pelo Saudade Animal. Foi feita uma parceria com a coordenadoria e a etiqueta do chip da licença vai ser colada atrás do RG. O animal vai ser chipado na hora, é preciso levar documentos pessoais e um comprovante de endereço para podermos fazer o cadastro. Vamos ter algumas distribuições de brindes, tanto para quem for chipar quanto para quem for adotar. Obviamente que teremos mais brindes para quem adotar o animal”, brinca Carol.

Importância da adoção

A coordenadora, que participou da entrevista com sua cachorrinha Tita no colo, destacou a importância das pessoas adotarem animais. “Pedimos, por favor, que as pessoas adotem porque os nossos canis continuam lotados. Estamos com mais de 600 animais disponíveis para adoção, a maior parte deles adultos. A Tita foi resgatada no Parque São Paulo no ano passado, bastante doente. Hoje ela está bonitinha assim, mas a situação que ela veio foi muito triste. Pedimos que as pessoas deem oportunidade para esses animais que procuram um lar e uma família, que é o que todo animal merece”, apontou.

Castração

Ela destacou que todos os animais disponíveis para adoção passam pela castração, procedimento que também é oferecido gratuitamente pelo município. “A Prefeitura disponibiliza 260 castrações por mês para moradores de Araraquara com renda de até três salários mínimos. Existem algumas restrições de raça por conta da anestesia. Todos os animais castrados pelo município já são microchipados. Então essa ação de sábado é voltada para animais que não estão castrados. Todo mundo pergunta se existe uma lei que obriga as pessoas a castrar seus animais, mas infelizmente ainda não. Deveria ter, porque a única forma de controle populacional, mas para conseguirmos promover essa maior identificação, vamos fazer essa primeira campanha com chipagem para 200 animais. Quem não tem seu animal chipado, chipe. Aproveite, que é gratuito”, orientou Carol.

Solidariedade

A coordenadora também apontou o caráter solidário do evento de sábado. “Pedimos que quem for chipar o seu animal e puder, que colabore com um quilo de ração. Essas rações são direcionadas para a Rede de Solidariedade Pet, que encaminha o conteúdo para famílias que estão carentes e possuem animais em casa”, frisou.

Carol aproveitou para agradecer os apoiadores e patrocinadores do evento. “Quero agradecer o pessoal do Saudade Animal, que patrocinou o RG, o pessoal do Durapets, que doou brindes maravilhosos, como casinha de cachorro e caixinha de gato, a Ouro Fino, a Special Dog e o próprio Canil Siciliano. Quero fazer esse agradecimento a todos esses parceiros porque é graças a essas parcerias que conseguimos desenvolver ações diferenciadas para promovermos cada vez mais a adoção de animais. Eu espero que um dia o canil esteja vazio. Esse é o nosso sonho”, concluiu a coordenadora.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.