Câmara promove segunda aula da ‘1ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Padre Ticão’  

0
347

Evento da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, em parceria com a Escola do Legislativo (EL), é aberto ao público 

Na próxima segunda-feira (10), às 19h30, haverá aula com o advogado e ativista Erik Torquatto sobre “Os desafios da justiça para o acesso à cannabis”, que integra o ciclo de palestras do curso aberto ao público em celebração da “1ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Padre Ticão”, a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de abril. 

A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, em parceria com a Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Araraquara, surgiu a partir da proposta apresentada no Projeto de Lei nº 81/2023, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), vice-presidente da EL, e dos vereadores Aluisio Boi (MDB) e Marcos Garrido (Patriota), contando com quatro encontros virtuais em formato de live para atingir o maior público possível. 

A ideia da realização da semana é sequenciar um processo de educação sobre os benefícios da cannabis medicinal e romper o preconceito estabelecido a respeito da planta. Ao final da ação pedagógica, a Escola do Legislativo irá elaborar um relatório descritivo sobre a ação. A EL também irá emitir certificados após a comprovada participação de interessados em cada palestra. 

Vale destacar que a aula inaugural do curso aconteceu na segunda-feira passada (3), com a explanação do neurocientista e biólogo Sidarta Ribeiro, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os outros encontros virtuais estão marcados para os dias 12 e 19 de abril, às 19h30. 

“A cannabis está saindo do gueto, da perseguição e está voltando a ocupar um lugar de importância que foi construído por nossos ancestrais. Há registros de que a cannabis começou a ser cultivada há 9 mil anos para fazer fibra. A planta é uma invenção humana feita para necessidades humanas. Já se sabe que a maconha ajuda não somente para melhorar os sintomas colaterais da radioterapia e quimioterapia. Hoje em dia, a ciência já reconhece três quimiotipos (classificação de uma espécie vegetal segundo a sua composição química) da maconha”, afirmou Ribeiro, que fez uma contextualização histórica da planta durante a aula magna. 

Durante sua explanação, o neurocientista afirmou que existe evidência crescente de que a maconha pode ter um efeito antitumoral importante para vários tipos de câncer. “Nos Estados Unidos e na Europa, existem pesquisas utilizando a cannabis para desinflamar o cérebro para reverter o Mal de Alzheimer, que é uma doença inflamatória. Esse estudo é de 2016 e no Brasil, em 2023, ainda temos a desmitificação da cannabis”, acrescenta. 

Para entrar na chamada de videoconferência, o usuário deve fazer a inscrição prévia por meio desse link. Para a participação das palestras via plataforma Zoom, serão enviados o link por WhatsApp no dia do evento. As aulas serão transmitidas pelo Facebook da Escola do Legislativo

A Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal presta uma homenagem ao padre Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, que atuou na Paróquia de São Geraldo, em Araraquara, em 1978, mas se consolidou como grande referência em trabalhos sociais na Zona Leste de São Paulo. Padre Ticão foi defensor da população em vulnerabilidade social, ativista pela justiça e igualdade social e líder da luta pela legalização da cannabis medicinal. Ele faleceu em 2021, aos 68 anos. 

Programação

 1ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Padre Ticão presente!

Curso Online

Dia 10/04 – 19h30: Aula “Os desafios da justiça para o acesso à cannabis”, com o advogado e ativista Dr. Erik Torquatto. 

Dia 12/04 – 19h30: Aula “A importância das associações na vida da comunidade”, com Enor Machado de Morais, presidente da Associação Flor da Vida. 

Dia 19/04 – 19h30: Aula “Uma planta a ser tratada como tal”, com a Dra. Eliane Nunes, diretora da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC). 

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.