Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

0
652
Documento cobra ação rápida da Prefeitura para reforma do Ginásio da Pista

Documento cobra ação rápida da Prefeitura para reforma do Ginásio da Pista

No início de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) indagou a Prefeitura sobre as condições estruturais – problemas no telhado e quadras poliesportivas fechadas – do Ginásio Guilherme Fragoso Ferrão, no São Geraldo, conhecido popularmente como Ginásio da Pista.

No documento, o parlamentar perguntou quais medidas estão sendo tomadas para resolver o problema mencionado e se existe algum processo em andamento para reformar o espaço, atendendo especialmente a equipes de base de Araraquara e jovens atletas afetados com o problema.

Em resposta sobre a extensão dos problemas estruturais identificados no telhado que levou à interdição do espaço, o coordenador executivo de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes, informou que, após grande vistoria do ginásio, será realizada uma reforma geral no local, uma vez que em dias de chuva há vazamento de água na estrutura do telhado.

Sobre as medidas adotadas para garantir o acesso dos jovens atletas a outras instalações esportivas adequadas no período de interdição, Lopes disse que os treinos no referido ginásio estão sendo remanejados para outro espaço público para atender às necessidades atuais.

Condições de trabalho de vigilantes em escolas municipais é tema de fiscalização

A Prefeitura contrata empresas terceirizadas de vigilância para prestar serviço nas unidades escolares do município. No entanto, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) vem recebendo diversos relatos sobre problemas nas condições de trabalho para os vigilantes terceirizados em escolas do município, como a falta de local para armazenar seus alimentos e de equipamentos para aquecê-los.

Por isso, Angeli apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre as condições de trabalho dos vigilantes terceirizados que prestam serviços nas unidades escolares do município.

No documento, o vereador pergunta quais são as medidas adotadas pelo executivo para garantir a segurança das unidades escolares do município, considerando a contratação de empresas terceirizadas de vigilância; como a Prefeitura avalia a eficácia das empresas terceirizadas de vigilância contratadas para prestar serviços nas unidades escolares, especialmente diante da frequência de ocorrências criminais; e quais unidades de educação contam com vigilantes.

Com relação à falta de condições de trabalho relatada pelos vigilantes terceirizados, o parlamentar indaga como a Prefeitura pretende abordar e resolver questões específicas, como a ausência de local para armazenar alimentos e a falta de equipamentos para aquecê-los; se há locais apropriados para que os seguranças possam se abrigar durante condições climáticas adversas, como chuva e frio; e se os seguranças têm fácil acesso a serviços básicos, como água potável e banheiros, durante seus turnos de trabalho.

População pede asfaltamento na estrada que liga Vale do Sol e Maria Luiza

Recentemente, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) enviou um requerimento, pedindo à Prefeitura informações sobre o asfaltamento da estrada municipal que liga os bairros Vale do Sol e Maria Luiza.

De acordo com o parlamentar, moradores das regiões mencionadas reclamam que a demanda é antiga e que a falta de infraestrutura viária prejudica o desenvolvimento urbano bem como a qualidade de vida da população.

Outro problema citado no documento diz respeito ao acúmulo de lixo e à falta de iluminação da estrada municipal, contribuindo para o aparecimento de animais peçonhentos e prejudicando a segurança no local.

No documento, Angeli apontou que houve a divulgação por parte da Prefeitura de obra que contemplava o asfaltamento da Rua Carmino Brambila (ligação entre Maria Luiza e Cidade Jardim), de algumas ruas do próprio bairro Cidade Jardim e também da estrada de terra que liga o Maria Luiza diretamente ao Vale do Sol.

“Estive em agenda no Maria Luiza com moradores e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, que informou, na ocasião, a exclusão da demanda citada no Orçamento Participativo (OP). Também enviei, em setembro de 2021, o Requerimento n° 769/2021, solicitando esclarecimentos referentes à obra de pavimentação de ruas do Jardim Maria Luiza e do Cidade Jardim, eleita no OP de 2018”, salientou.

O vereador questionou a Prefeitura sobre quais são os planos ou projetos existentes para o asfaltamento da estrada municipal que liga os bairros Vale do Sol e Maria Luiza.

Denominações de ruas e avenidas no “Parque das Árvores” homenageiam 22 ex-vereadores

Projeto de lei de iniciativa da Prefeitura foi aprovado pela Câmara Municipal

Com o objetivo de prestar homenagem a ex-vereadores do município de Araraquara, foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 99/2024, de iniciativa da Prefeitura, que denomina 22 vias públicas do loteamento Parque das Árvores, com 700 lotes, entre o Condomínio Satélite e o bairro Aparecidinha.

Foram homenageados os seguintes ex-vereadores, já falecidos:

– Aldo Comito (6ª e 7ª Legislaturas)
– Anderson Haddad (8ª, 11ª e 13ª Legislaturas)
– Darcy Moralles (4ª, 5ª, 10ª e 11ª Legislaturas)
– Edno Pacheco (13ª e 14ª Legislaturas)
– Flávio Ferraz de Carvalho (3ª, 4ª, 5ª, 11ª e 12ª Legislaturas)
– Geraldo Polezze (8ª, 9ª e 10ª Legislaturas)
– Ivo Martinez Perez (2ª, 3ª e 4ª Legislaturas)
– Jorge Borges Corrêa (1ª Legislatura)
– José Alberto Gonçalves (6ª e 12ª Legislaturas)
– José Nigro Neto (4ª Legislatura)
– José Santo Piffer (9ª, 10ª e 11ª Legislaturas)
– Lourenço Arone (9ª Legislatura)
– Miguel Tedde Neto (1ª, 3ª 4ª e 6ª Legislaturas)
– Octávio Bugni (5ª, 7ª, 8ª e 11ª Legislaturas)
– Olinda Othon Montanari (3ª Legislatura)
– Omar de Souza e Silva (8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª Legislaturas)
– Paulo de Arruda Corrêa da Silva (1ª, 3ª e 4ª Legislaturas)
– Paulo Monteiro de Barros Carvalho Homem (9ª, 10ª e 11ª Legislaturas)
– Renato Correia Rocha (2ª e 3ª Legislatura)
– Renato Talel Haddad (16ª Legislatura)
– Waldemar De Santi (3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Legislaturas)
– Wilmo Gonçalves (4ª e 5ª Legislaturas)

Confira a biografia completa dos homenageados aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.