Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

0
245
Vereador Aluisio Boi , e a vereadora Fabi Virgílio receberam o empresário Cláudio Claudino

Artista Pedro Netto terá obra eternizada pela Câmara de Araraquara

O talento para manifestações artísticas brota em cada canto do Brasil, migra de um local para outro e espalha, país afora, a cultura de um povo. Prova disso foi o assunto discutido na tarde desta segunda-feira (11), quando o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT) receberam o empresário Cláudio Claudino, também um apaixonado pelas histórias de Araraquara e pelas histórias da gente que vive por aqui.

Claudinho trouxe um quadro com a imagem do ex-prefeito Waldemar de Santi, pintado por Pedro Fernandes Neto, que além de artista plástico também é escritor e poeta. O visitante informou que Netto, natural do Pernambuco e morador de Araraquara desde 1989, tem um acervo grande de poesias e outras obras de arte, que precisam ser preservadas.

Boi afirmou que vai mobilizar a equipe de comunicação da Câmara, com o objetivo de iniciar os estudos para a criação de um documentário com as obras do artista. Trata-se de um material importante, que será integrado ao acervo de memórias da Câmara. “Vou alinhar com a Diretoria de Comunicação e fazer uma visita ao senhor Pedro.

Mesmo com efetivo próprio, Prefeitura licita segurança armada terceirizada

A Guarda Municipal conta, atualmente, com efetivo próprio de 97 servidores que atuam na segurança patrimonial dos próprios públicos municipais. Mesmo assim, a Prefeitura abriu licitação para contratação de segurança armada terceirizada ao custo anual de quase R$ 4,3 milhões.

Diante disso, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) reitera questionamento feito em documentos anteriores sobre os motivos que levam o governo municipal a não investir em concurso público para completar o quadro de pessoal, preferindo a contratação de empresa terceirizada.

A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias para responder aos questionamentos, prorrogável por até 55 dias.

Programa propõe ações de filantropia a novas empresas

De acordo com o portal Reset, “a chamada venture philanthropy acessa o bolso da filantropia para apoiar negócios com fins lucrativos que tenham como foco gerar impacto socioambiental positivo”.

Com essa definição em mente, o vereador João Clemente (PSDB) sugere estudos sobre a criação do Programa Municipal para Incentivo ao “Venture Philanthropy”.

Informações sobre obras na Praça ‘Paulo Mascia’ são requisitadas

Eleita pelo Orçamento Participativo de 2019, a revitalização da Praça “Paulo Mascia”, no Yolanda Ópice, foi alvo de fiscalização. O vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicita informações sobre o andamento das obras.

De acordo com o parlamentar, a remodelação escolhida pelos moradores incluía melhorias na iluminação, na pintura, nos equipamentos de lazer, instalação de novos bancos e a troca de alambrados. “Segundo relatos da população, já há um projeto em andamento para a realização das obras no local”, frisou Angeli.

Parcerias com a ONU poderiam viabilizar Nova Agenda Urbana para Araraquara

O vereador João Clemente (PSDB) propõe a elaboração de uma Nova Agenda Urbana para Araraquara. A iniciativa seria viabilizada por meio de parcerias entre o governo municipal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a implementação do Global Urban Observatory (GUO) e do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos).

Política para inclusão social e acessibilidade é sugerida ao Executivo

Na quarta-feira (6), o vereador João Clemente (PSDB) solicitou ao Executivo a realização de estudos e análises de viabilidade sobre a criação, implementação e considerações de resultados da Política Municipal de Potencialização da Inclusão Social e Acessibilidade – + Dignidade + Direitos para as Pessoas com Deficiência e Pessoas que Usam Cadeira de Rodas.

“Além do aprofundamento das políticas públicas voltadas à Dignidade da Pessoa com Deficiência e das Pessoas que usam Cadeira de Rodas, desejamos a disponibilização de equipamentos adaptados, acessíveis e inclusivos para pessoas com deficiência e para pessoas em cadeira de rodas, em praças, parques, logradouros públicos, instituições de ensino, e outros, seja para a realização de exercícios ou atividades lúdico-recreacionais, por meio de parcerias com a iniciativa privada dentro das normas ditadas pela administração pública”, argumentou o parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.