“Bruxa Preta em Re-tomada”: exibição e bate-papo agitam o campus da Unesp FCL na quarta (20)  

0
258

Exibição gratuita terá início às 17 horas com o apoio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude

Na próxima quarta-feira, 20 de julho, às 17h, o experimento-híbrido “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança” será exibido de forma presencial, na telona do anfiteatro A da Unesp Faculdade de Ciência e Letras – FCLAR Araraquara. A exibição tem o apoio cultural da Assessoria Especial de Políticas para Juventude, será gratuita, seguida de bate-papo com alguns integrantes da equipe.

“BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança” é um experimento-híbrido que surge a partir da trajetória de dança do corpo em movimento de Luzinete Silva.

Dança, teatro e cinema se entrelaçam em BRUXA PRETA EM RE-TOMADA”, propondo uma montagem autoral sobre a figura da mulher que retoma seu lugar de existência no mundo hoje.  Ao longo dessa travessia, refletindo sobre as urgências políticas da atualidade, as raízes de Luzinete vão brotando a cada cena, se espalhando em uma coreografia permeada pelas dimensões indígenas e afro-brasileiras do sagrado, da ancestralidade e da luta.

A obra surge em comemoração aos 40 anos de vida da bailarina, coreógrafa e diretora araraquarense, também de sua carreira, resistência artística e seu constante diálogo com outros artistas da cena independente na cidade de Araraquara, interior de São Paulo.

O experimento-híbrido de dança, idealizado por Luzinete Silva, ganhou vida a partir do encontro dela com o cineasta Guilherme Bonini e com o ator e diretor teatral Adriano Reali, sob a orientação das provocações de Denny Neves, professor e coreógrafo baiano.

A partir daí, almejando a criação de um experimento que conecte, de maneira sensível e poética, público e artista, Luzinete reuniu uma equipe plural de artistas araraquarenses, para compor “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA”. Sem perder de vista o presente contexto político social da pandemia da COVID-19, o processo de criação olhou com responsabilidade para as medidas sanitárias e de distanciamento social, escolhendo o palco online para compartilhar essa jornada.

A pesquisa –O tema central da criação cênica de “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA”, almeja valorizar a produção de narrativas feministas, negras e indígenas, em uma re-tomada de poder simbólico na atualidade. A fim de falar dessa pluralidade de existências, a maturidade de Luzinete Silva traz a urgência da dança enquanto ato político, o que se desdobra na inquietação de como essa mulher pode dialogar com tantas outras mulheres partindo da sua própria biografia.

Referências como Leda Maria Martins, Ailton Krenak, dentre outras pesquisas decoloniais, se entrelaçam às obras de Rosana Paulino como fonte de inspiração para as experimentações corporais de Luzinete Silva. O registro do corpo em vídeo, cria danças, palavras, sonoridades, cenários, na busca por perpetuar dimensões ancestrais envolvidas por nossas vivências de hoje. A retomada aqui constrói sujeitos protagonistas pelo corpo em movimento, enquanto espelhos de suas comunidades, para existir e resistir em um exercício de liberdade.

Afinal, “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA” é uma videodança, um filme de dança, um web espetáculo? As pesquisas abriram espaço para o experimental, para a dúvida, desdobrando tais questões também para quem assiste. A escolha por experimento-híbrido de dança surge do chão riscado, de atravessamentos, de cruzamentos para propor distintas formas de fazer artístico a partir do encontro.

A atmosfera de um universo pós apocalíptico insere na cena registros de locais da cidade de Araraquara, revelando a cada detalhe diferentes perspectivas para cenários cotidianos. Assim, a equipe define: “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA”, aglomera, de forma digital, nossas ideias, anseios e potências criativas nas linguagens de dança, cinema e teatro, a fim de compartilhar o poder de nossas vozes, dos nossos corpos e das nossas histórias.

A pesquisa e montagem da obra foi realizada ao longo de um ano, sendo viabilizada pelo PROAC Expresso LAB e teve sua estreia em agosto de 2020, com temporada de exibições online.

Exibição na Unesp Araraquara – O experimento-híbrido digital “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança” será exibido nesta quarta-feira, 20 de julho, às 17h, no anfiteatro A da Unesp Faculdade de Ciência e Letras – FCLAR Campus Araraquara. A entrada é gratuita.

Após a exibição, será realizado um bate-papo com integrantes da equipe para compartilhar impressões sobre o processo de elaboração, contando com a presença de Luzinete Silva (direção, coreografia, interpretação e argumento), Sabrina Kelly (assistência de direção e coreografia), Adriano Reali (dramaturgia corporal, figurino e maquiagem) e Raquel Bonazzi (cenografia).

SERVIÇO:

Exibição “BRUXA PRETA EM RE-TOMADA – Travessia cinematográfica de dança” + bate-papo

Data: quarta-feira (20 de julho)

Horário: 17 horas

Local: Anfiteatro A da Unesp FCLAR Campus Araraquara (Rod. Araraquara-Jaú Km 1 – Machados)

Duração: 50 minutos

Apoio cultural: Assessoria Especial de Políticas para Juventude

Classificação livre

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.