Araraquara Rock: neste sábado e domingo (16 e 17) têm shows no Teatro de Arena

0
354
Ratos de Porão

Com capacidade para 3 mil pessoas, Teatro de Arena terá os portões abertos às 16 horas; é necessário apresentar certificado de vacinação e é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível

A 22ª edição do Araraquara Rock começa neste sábado (16)! Sob o tema “Música e Convergência”, o festival promovido pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e FUNDART – Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara – em parceria com o SESC Araraquara, conta com dois dias com shows (16 e 17 de julho) no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, na Vila Melhado.

Sete bandas esquentam a programação da abertura no sábado (16): Refuse (17h), Casa Ambulante (17h50), Nebraska Inn (18h40), Mercy Shot (19h30), Gaijin Sentai (20h30), Malvada (21h40) e Viper (23h).

Já o domingo (17) apresenta mais sete bandas: Cras (16h30), The Giant Void (17h20), A Place for Me (18h10), Bayside Kings (19h), Desalmado (19h50), Black Pantera (21h) e Ratos de Porão (22h30).

Carlos Fonseca, produtor do Araraquara Rock e coordenador executivo de Cultura, e o curador do evento, Flávio Plex, lembram que o festival gratuito recebe adultos e crianças, desde que os menores de 14 anos estejam acompanhados por um responsável. Para a entrada, será exigido o passaporte vacinal. Visando a contribuição solidária, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que será revertido para a Coordenadoria de Segurança Alimentar.

A capacidade do Teatro de Arena é de até 3 mil pessoas. Portanto, a organização solicita que os interessados cheguem cedo para garantir a presença no interior do evento. Os portões do Teatro de Arena serão abertos a partir das 16 horas.

A estrutura para alimentação e bar contará com uma grande área de alimentação, com variedade e preço acessível nas bebidas. Não será permitida a entrada com bebidas no teatro, bem como não será́ permitido o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

O Teatro de Arena está localizado na Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº, na Vila Melhado. Toda a programação é gratuita.

 Bandas do sábado:

 – Viper

A banda brasileira de heavy metal Viper foi formada em 1985, na cidade de São Paulo. Depois de diversas formações, a banda se firmou e voltou ao estúdio em 2021 para gravar seu novo álbum, depois de 14 anos. Com: Pit Passarell (baixo, vocal e backing vocals), Felipe Machado (guitarra, acústica, violão e backing vocals), Guilherme Martin (bateria), Hugo Mariutti (guitarra) e Leandro Caçoilo (vocal).

– Conheça a história da banda no link:

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2022/julho/12/viper-e-a-grande-atracao-do-sabado-16-no-araraquara-rock

– Malvada

O cenário do rock nacional acaba de ganhar mais uma banda formada somente por mulheres, a Malvada. Criado em março de 2020, no início da pandemia no Brasil, o grupo tem na sua formação integrantes com presença frequente nos palcos da noite paulistana.

Com Angel Sberse (vocal), Bruna Tsuruda (guitarra), Ma Langer (baixo) e Juliana Salgado (bateria), a banda Malvada promete fazer um rock’n’roll com muita personalidade e apostando em letras inteligentes e em português. A vocalista Angel Sberse ganhou notoriedade nacional quando participou da edição de 2020 do The Voice Brasil da Rede Globo.

Em janeiro de 2021, a banda lançou o single “Mais Um Gole” ganhando grande destaque na cena rock do Brasil. Após o lançamento, a banda fez 15 shows em apenas 40 dias para divulgar a música (seguindo todos os protocolos de saúde). O segundo single “Cada Escolha Uma Renúncia” foi lançado em maio de 2021 com grande destaque nas principais mídias especializadas do país.

A banda assinou contrato com a Shinigami Records que lançou em agosto de 2021 o cd intitulado “A Noite vai Ferver”, com distribuição em todo território brasileiro. O álbum contem 7 faixas inéditas, mais os 2 singles já lançados, e a música que deu nome ao álbum vem tocando em várias rádios do país. O CD está disponível nas lojas e o álbum em todas as plataformas digitais. A Malvada veio pra ficar!

– Gaijin Sentai

Considerada uma das bandas mais influentes da cena Geek, a Gaijin Sentai fez shows no Japão, 5 turnês pela Europa, além de apresentações em países da América Latina ao lado do Rockstar Japonês Eizo Sakamoto (Jam Project, Animetal, Anthem), que também participou de 2 faixas do primeiro álbum da banda “OST”, que traz uma mistura de Heavy Metal, ritmos brasileiros e instrumentos tradicionais japoneses como Taiko e Shamisen.

Recentemente lançou o single “Delorean”, faixa original do álbum “Transformação” gravado no Japão e produzido por Robert Regonati. A música conta com a participação de Robertinho de Recife, renomado produtor e guitarrista (Zé Ramalho e Fagner) e com os vocais da Pop Star Yumi Matsuzawa, cantora japonesa dos Temas originais do anime Cavaleiros do Zodíaco. Em maio a banda esteve em Portugal para uma série de shows acústicos, além de uma mega apresentação em um dos maiores festivais de cultura Pop japonesa da Europa.

– Mercy Shot

Mercy Shot é uma banda natural de São Paulo, influenciada por diversos estilos desde o Heavy Metal e Hard Rock ao Punk Rock Alternativo. Apresentando poderoso vocais femininos, riffs de guitarra complexos e seção rítmica elaborada, a banda investe em um estilo agressivo e único, tendo sua própria identidade musical.

Formada em 2017, seu primeiro EP foi lançado em janeiro de 2021. A banda está trabalhando nos processos finais de lançamento do seu primeiro álbum de estreia, a ser lançado em 2022.

– Nebraska Inn

A Nebraska Inn é formada em 2017 pelos guitarristas Gabriel Do Vale e Marcos Freire com o intuito de tocar sons mais atmosféricos, com elementos eletrônicos e guitarras limpas, sem perder o peso que faz parte de sua essência.

Após um hiato de 2 anos, em 2021 o quinteto apresenta o EP “Bem-Vindo Ao Novo Dia”, apostando em letras em português, com uma roupagem ainda mais eletrônica, mas ainda com a essência do EP Flame.

– Casa Ambulante

Começou como um projeto minimalista, idealizado pelo compositor, cantor e guitarrista André Ribeiro, que em 2014 de forma independente, lançou o primeiro álbum intitulado Casa Ambulante e mais tarde convidou novos “moradores”, amplificando o conceito e a ideia da proposta.

A sonoridade é destacadamente um diferencial. Rock alternativo, experimental com nuances de stoner rock, com a presença de sons peculiares e timbres inusitados. O grande desafio foi sair do formato “banda convencional” e explorar ao máximo a musicalidade e conhecimento de cada integrante.

– Refuse

A Refuse é uma banda de Araraquara-SP formada no ano de 2018. Com pouco mais de quatro anos de existência, a banda já conta com diversos shows pelo interior do Estado e também já esteve presente no maior festival de rock gratuito no país: o Araraquara Rock.

Com um EP de 5 faixas, e um single e outras músicas em processo de lançamento, a banda traz consigo um show enérgico e intenso.

  Bandas do domingo:

 – Ratos de Porão

O Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk crossover formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Seu primeiro disco, Crucificados pelo Sistema, saiu em 1984 e tinha músicas que se tornaram hits instantâneos como a própria Crucificados, Agressão Repressão e Morrer.

São conhecidos internacionalmente, tendo feito turnês pela América Latina, Europa e América do Norte. Atualmente estão se apresentando ao vivo com sua turnê de 40 anos, que marca também o lançamento do álbum Necropolítica, feito durante a pandemia.

– Black Pantera

O power trio de Uberaba surgiu em 2014 e lança seu primeiro álbum um ano depois, colhendo excelentes críticas em várias partes do mundo. Abriram shows de grande expressão nacional e internacional como Slayer, Sepultura e se apresentaram em festivais como Porão do Rock 2017 e 2021,  Virada Cultural, Download FR (2016) e Afropunk FR (2016),  NY (2018) e Miami 2021. Em 2022, a banda está no line up de festivais como Rock In Rio e do Primavera Sound.

– Desalmado

O Desalmado é uma das principais e mais atuantes bandas do cenário da música extrema brasileira.

Com 18 anos de estrada, seus últimos dois trabalhos colocaram a banda no circuito das principais bandas do death metal e grindcore mundial.

Atualmente, a banda divulga seu melhor e mais bem recebido trabalho Mass Mental Devolution.

– Bayside Kings

Transforma-se diariamente e mudar o mundo de dentro para fora, essa devia ser a premissa de todo ser humano que enxerga o mundo como ele deve ser visto. Com mais de 10 anos de estrada, o horizonte sempre cantou assim para os santistas do   KINGS, convictos, fortes, e cheios de combustível para queimar mais 10 anos!

Ganhando espaço dentro e fora da mídia, agora como um quarteto, levam o nome do hardcore para além da palavra, conquistando notoriedade rapidamente após iniciar o trabalho em cima e embaixo dos palcos, impactando não só a comunidade do hardcore, mas também outras que permeiam e dialogam diretamente com seus ideais. O BAYSIDE KINGS segue em tour, agora totalmente em português com seu novo material, o #LIVREPARATODOS, com personalidade única, mesclando melodia, peso e letras de questionamentos internos e externos.

– A Place for Me

Na ativa desde 2018 e com influências da nova onda do metal/hardcore a banda de Araraquara passa pelo deathcore e djent, somando o peso a melodias marcantes. Com letras que mesclam críticas à sociedade e temas pessoais, o grupo busca inovar o cenário independente agregando uma linguagem mais moderna ao metal nacional.

Após o lançamento de um EP e três singles a banda está em processo de produção de seu segundo EP com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2022.

– The Giant Void

O The Giant Void foi idealizado em 2021 mas já nasceu cheio de experiência. E reconhecimento! A banda conta com o veterano guitarrista e produtor musical Felipe Colenci e o vocalista Hugo Rafael, um dos semifinalistas da temporada 2021 do The Voice Brasil. O álbum de estreia do The Giant Void, “Thought Insertion”, foi lançado no ano passado e já agradou logo de cara os principais críticos de rock do país.

– Cras

Formado em 2019, o quarteto de São Paulo tem influências de Hard Core, Sludge e Metal, com letras que falam sobre conflitos internos, descrença na sociedade e distúrbios psicológicos. Durante a pandemia, a banda começou a divulgar seu trabalho em lives de vários veículos da cena underground e teve uma boa resposta do público e da mídia especializada.

Com o relaxamento das regras de distanciamento social, a banda vem tocando ao vivo tendo a honra de tocar com bandas como Manger Cadavre?, RxNxS, The Dammnation, entre outros.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.