Boletim do Coronavírus – de 22 de outubro de 2021

0
456

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (22), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua até as 15 horas de hoje e prossegue na segunda-feira, dia 25.
Continuará sendo aplicada a segunda dose antecipada da Pfizer em maiores de 18 anos que tomaram a primeira dose há 21 dias ou mais. No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, está mantido o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda doses, em todos os polos de vacinação.
Também os maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose estão sendo atendidos em qualquer um dos polos de vacinação. O mesmo atendimento é prestado a grávidas, puérperas e lactantes.
Continua ainda a aplicação da segunda dose dos demais imunizantes e da terceira dose em idosos com idade acima de 60 anos, em profissionais da saúde e no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico.
As informações completas sobre o calendário municipal, os locais de vacinação, os horários e documentos exigidos estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Araraquara já aplicou 376.459 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 197.642 da primeira dose, 166.626 da segunda dose e dose única e 12.191 de terceira dose.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que, devido à redução da demanda por testes para Covid-19, a partir dessa segunda-feira, a testagem gratuita da população ficará concentrada no Terminal Central de Integração (TCI) e na UPA da Vila Xavier. A ação de testagem que vinha sendo realizada, desde setembro de 2020, na praça Santa Cruz está suspensa.
Portanto, o atendimento com foco nas pessoas assintomáticas será mantido no Terminal Central, das 13 às 18 horas. As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar procurando o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus na UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas por dia.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 62 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,74% de 1.080 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 19,16%, sendo 46 positivados de 240 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 840 testes no dia 21 de outubro, com 16 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 30.706 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 161 permanecem em quarentena e 29.948 já saíram. Aguardam resultado de exames 192 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 8 pacientes estão internados. Destes, 6 confirmados estão em enfermaria, e 2 confirmados estão em UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 7% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 3 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 2 pacientes e o Hospital Nestor Goulart Reis tem 2 pacientes.
Do total 8 pacientes internados, 7 são moradores de Araraquara e 1 é de Américo Brasiliense.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.