II Semana Lixo Zero começa nesta sexta (22) com ações voltadas à sensibilização da população

0
415

As ações organizadas pelo Coletivo Lixo Zero Araraquara fazem parte da II Semana Lixo Zero promovida em todo país pelo Instituto Lixo Zero Brasil

Tem início nesta sexta-feira (22), a II Semana Lixo Zero de Araraquara, organizada pelo Coletivo Lixo Zero Araraquara e promovida em todo país pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A programação tem início às 19h com a live sobre a Semana do Lixo Zero “Programação e Gestão de Resíduos”, com a participação da OSCIP Mundo Melhor e da Minhocaria Compostagem de Resíduos Orgânicos, na página do Coletivo Lixo Zero Araraquara no Instagram.
A embaixadora e uma das co-fundadoras do Coletivo Lixo Zero Araraquara, formada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, Sumaya Soares, explica que o Instituto é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no país. “Possui como objetivos promover e gerir a responsabilidade social na geração de resíduos, ao incentivar e coordenar organizações e indivíduos sobre gestão adequada, além de promover os conceitos e o princípio do Lixo Zero, bem como, capacitar e certificar o cumprimento da meta lixo zero por empresa, instituições e comunidades”.
Sumaya reforça que a Semana vai contar com uma série de ações de sensibilização abertas a todos. “Quem tiver interesse em participar basta acessar nosso Instagram e se inscrever nas atividades”.
A programação prossegue neste sábado (23), às 09h, com uma ação de “Arremesso de Bombas de Sementes” em uma área do Parque do Pinheirinho, com os alunos do Curso de Ciências Biológicas da UNIARA, os membros do Coletivo Lixo Zero e os Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Segundo a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UNIARA, Teresa Kazuko Muraoka, a bomba de semente é uma técnica ancestral japonesa de plantio, que consiste no arremesso de bolotas de terra contendo sementes. “Elas podem ser jogadas em terrenos baldios, jardins abandonados, parques entre outros lugares despidos de verdes”. Ainda de acordo com Teresa, as sementes ficam protegidas da predação de insetos, pássaros, temperatura e luz e germinam quando recebem água da chuva ou rega manual. “Essa técnica tem sido muito utilizada para recuperação de áreas degradadas”.
A coordenadora explica que as bombas de sementes ganharam destaque nas mãos do japonês Masanobu Fukuoka (1913-2008), na década de 1970, que foi agricultor, formado em botânica e microbiologia. “Ele desenvolveu a arte da agricultura natural que consiste em deixar a terra produzir, recuperar sem a interferência direta do homem, sem uso de adubos químicos e defensivos agrícolas”. Ela acrescenta que podem ser produzidas com sementes de hortaliças, flores silvestres, frutíferas, nativas, evitando as plantas invasoras.
Teresa salienta ainda que para essa ação foram utilizadas, na confecção das bombas, sementes de Sucupira, Jambo, Ipê amarelo e Roxo, Jatobá, Angico-Vermelho, Dedaleiro, Tipuana, entre outras. “Para confeccionar as bombas foram utilizadas terra, matéria orgânica, massa de papel e sementes”.
O Gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, afirma que essa ação contribuirá com a recuperação da área verde do Parque do Pinheirinho, atingida por uma queimada criminosa. “Ações como essa demonstram a preocupação e o amor da população de Araraquara pelo Meio Ambiente e, as parcerias entre os órgãos públicos, privados e organizações não governamentais são fundamentais para o sucesso da preservação e recuperação ambiental”, conclui.
A programação completa e os links para inscrições nas atividades podem ser conferidos no Instagram do Coletivo Lixo Zero Araraquara (www.instagram.com/lixozeroararaquara/ ).
Coletivo Lixo Zero Araraquara (@lixozeroararaquara)

Confira a programação:

22/10: 19h – Abertura Live Oscip/Minhocaria – Sobre a Semana Lixo Zero/Programação e Gestão de Resíduos

23/10:
09h – Mutirão de Plantio de Bomba de Semente no Parque Pinheirinho (Parceria com a Uniara e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade)
15h30 – Visita monitorada à Minhocaria Compostagem de Resíduos Orgânicos

24/10: 09h – Mutirão de plantio de mudas na Horta Comunitária da Zona Norte

25/10: 15h – Ação Lixo Zero na Matoca

26/10: 14h – Visita a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)

27/10:
14h – Trilha educativa no Basalto com os alunos da Turma Azul e Violeta do CEC Aléscio Gonçalves dos Santos (UNIARA/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade)

17h – Visita monitorada a Cooperativa Acácia
19h – Live/Debate sobre a Cooperativa Acácia com apresentação do documentário “Coleta” por Leonardo Araújo Neto e Wisley Luis

28/10:
14h – Visita a ETA (Estação de Tratamento de Água)

19h – Live “Negócios Regenerativos: por onde começar?” pelo perfil @joinville.lixozero

29/10: 16h30 – Oficina de sabão caseiro, ecobag feita de camiseta e pigmentação natural na UNIARA

30/10: das 08h às 12h – Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos (Prefeitura de Araraquara/ Daae e Casa Caibar Schutel)

31/10: das 10h às 18h – Eco Feira Lixo Zero na Praça Faveral

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.