Boletim do Coronavírus – de 19 de novembro de 2021

0
398

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (19), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde inicia amanhã, sábado, a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço da vacina a Covid-19 nas pessoas acima de 18 anos, que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 5 meses.
Os demais públicos de 1ª, 2ª e 3ª doses (com exceção do grupo de comorbidades atendido durante a semana na unidade do Sesa) também poderão procurar a vacina neste plantão, quando estarão abertas as unidades de Saúde do Hortências, Vila Xavier, Selmi Dei I, Paulistano, Bueno de Andrada, Assentamento Bela Vista, Santa Angelina, Vale do Sol, Iedda, Parque São Paulo e Cecap.
A medida foi definida em reunião da Comissão de Organização de Vacinação do Município, que tem como base as doses de imunizantes entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III), do governo estadual, seguindo orientação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde.
Vale destacar que a ampliação da dose de reforço para os maiores de 18 anos vale a partir de amanhã, no plantão. E é necessário respeitar o intervalo de 5 meses da segunda dose.
E na segunda-feira (22) o atendimento volta a ser feito nos polos de vacinação habituais.
A vacinação avança no município. Até o momento, foram aplicadas 404.150 doses, sendo 199.298 da primeira dose, 182.225 da segunda dose e dose única e 22.627 de terceira dose.
As informações completas sobre o esquema vacinal e atualizações do calendário são divulgadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 12 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 2,55% de 470 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 5,46%, sendo 10 positivados de 183 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 287 testes no dia 18 de novembro, com 2 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 31.258 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 98 permanecem em quarentena e 30.560 já saíram. Aguardam resultado de exames 116 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19). O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados) em Araraquara não possuem pacientes internados com a doença. Os pacientes que estavam em enfermaria tiveram alta no final da manhã.

ÓBITOS

E não houve óbito nas últimas 24 horas. Araraquara registrou, até o momento, 600 óbitos decorrentes de Covid-19.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.