Boletim do Coronavírus – de 13 de agosto de 2021

0
41

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira (13), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que desativou a ala destinada a pacientes de Covid-19 no Centro de Estabilização, o antigo Pronto-Socorro do Melhado, por conta da queda do número de internações. A medida é comemorada com uma vitória muito importante na intensa luta para conter a pandemia na cidade.
Agora, esses leitos passarão a ser destinados para pacientes de outras patologias, cumprindo o papel para o qual a Unidade do Melhado foi reativada, que é ser uma unidade de retaguarda para as UPAs.
Nos próximos dias, a unidade do Melhado passará por readequações e também por desinfecção, para ser reaberto, em breve, com 22 leitos que irão auxiliar o sistema de saúde já existente na cidade.
Os outros espaços do município de atendimento a pacientes com Covid-19 seguirão normalmente suas atividades até que seus números também sejam zerados.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

E segue na cidade o calendário de vacinação contra a Covid-19. Hoje, estão sendo vacinadas as pessoas com 22 anos ou mais e, na segunda-feira, pessoas com 21 anos ou mais, além de aplicação de segunda dose.
Na segunda-feira (16), será realizada a reunião da Comissão de Organização de Vacinação para se definir o prosseguimento do calendário municipal no decorrer da semana, até as pessoas com 18 anos.
Prossegue também a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes, além de gestantes que tomaram a primeira dose da Astrazeneca há 12 semanas ou mais e podem tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer.
E para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/
As informações detalhadas sobre os polos de vacinação, horários e público-alvo de cada um deles e os documentos que devem ser apresentados no ato da vacinação estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Araraquara já aplicou, até o momento, 232.453 doses, sendo 162.744 da primeira dose, 63.766 da segunda dose e 5.943 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 52 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,15% de 1.009 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 13,33%, sendo 44 positivados de 330 amostras.
Portanto, agora Araraquara tem 28.956 casos confirmados de Covid-19.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 679 testes no dia 12 de agosto, com 10 positivados, sendo 1 de outro município.
Do total de confirmados, 364 permanecem em quarentena e 28.029 já saíram. Aguardam resultado de exames 219 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, preencher com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece orientações de como agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 61 pacientes estão internados. Destes, 28 estão em enfermaria, todos confirmados, e 33 estão em UTI, sendo 32 confirmados e 1 suspeito.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 29% de leitos de enfermaria e 38% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 9 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 5 pacientes, o Hospital São Francisco tem 7 pacientes, o Hospital de Campanha tem 20 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 20 pacientes.
Do total de 61 internados, 33 são moradores de Araraquara e 28 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 13 estão em enfermaria e 15 estão em UTI.
Os 28 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (1), Boa Esperança do Sul (3), Cafelândia (1), Fernandópolis (1), Gavião Peixoto (1), Guarapiranga (1), Porto Ferreira (1), Rincão (4), Santa Lúcia (1), São Carlos (10), Tabatinga (3) e Taquaritinga (1).

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 566 óbitos decorrentes de Covid-19. Não há registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

Deixe uma resposta