Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 668 – de 12 de janeiro de 2022

0
298

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Prefeitura Municipal publicou nos Atos Oficiais de hoje o decreto municipal que altera o decreto anterior, modificando os parâmetros do isolamento domiciliar voltado a impedir a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o novo documento, a Gerência de Vigilância Sanitária determina isolamento domiciliar por 7 dias ao caso índice e aos seus comunicantes domiciliares, período em que serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. Caso os sintomas sugestivos de Covid-19 persistam após o sétimo dia, o paciente deverá procurar assistência médica imediata.

Além disso, os profissionais de saúde que sejam comunicantes domiciliares assintomáticos, com 3 doses de vacina contra a Covid-19, não cumprirão isolamento domiciliar, tendo em vista o risco de desassistência frente à variante Ômicron da Covid-19.

O decreto foi elaborado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, seguindo orientações do Comitê Científico e do Mistério da Saúde.

BALANÇO DOS ATENDIMENTOS

E conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

  • Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 118.340

  • Pacientes internados na Unidade de Retaguarda do Melhado: 611

  • Atendimentos pelo Disque-Saúde: 31.328 ligações

  • Exames realizados junto à Unesp: 125.345

  • Testes capilares – 45.994

  • Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 90.782

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando. O município já aplicou 464.855 doses contra a Covid-19, sendo 201.275 da primeira dose, 197.127 da segunda dose e dose única e 66.453 de terceira dose.

São polos de vacinação o drive-thru do Cear, que atende das 8 às 12 horas, e as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, a partir de amanhã, estarão sendo distribuídas 50 senhas diárias.

As informações completas sobre o esquema vacinal são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 633 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 27,17% de 2.329 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 31,39% de 1.185 amostras, com 372 positivados.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais foram aplicados um total de 1.144 testes no dia 11 de janeiro, com 261 positivados e 8 de outros municípios.

Portanto, Araraquara tem 37.333 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 3.232 permanecem em quarentena e 33.491 já saíram. Aguardam resultado de exames 36 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 38 pacientes estão internados: 31 em enfermaria, sendo 29 confirmados e 2 suspeitos, e 7 estão na UTI, 6 confirmados e 1 suspeito.

Destes 38 internados, 33 são moradores de Araraquara e 5 residem em outros municípios; 2 em Américo Brasiliense, 1 em Boa Esperança do Sul, 1 em Nova Europa e 1 em São Carlos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 69% de leitos de enfermaria e 30% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 23 pacientes, o Hospital São Francisco tem 5 pacientes, a Unidade do Melhado tem 6 pacientes e o Heab tem 4 pacientes.

Araraquara registrou, até o momento, 610 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 86 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade privada de emergência em 11 de janeiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.