Beneficiários do programa “Filhos do Sol” conhecem a Unesp

0
212

Objetivo foi despertar o interesse dos jovens na educação superior pública, gratuita e de qualidade

Nesta sexta-feira (26), os beneficiários do programa “Filhos do Sol” participaram do projeto “Universidade para todos”, que tem como objetivo publicizar o ambiente da universidade pública e despertar o interesse desses jovens na educação superior pública, gratuita e de qualidade. A atividade consistiu em uma visita guiada dos jovens ao Campus da Unesp Araraquara, onde conheceram mais detalhes sobre as formas de inserção e o caminho até lá, além das oportunidades que há dentro do ensino superior público para além da sala de aula.

Para o coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura, Renato Ribeiro, o projeto vai além de uma simples visita. “Não se trata apenas de transferência de renda, que é muito importante, mas de estimular a curiosidade e a vontade de ir além. Muitos não sabiam o que é a UNESP e o que ela pode oferecer. Hoje quebramos essa barreira”, avaliou.

O projeto foi idealizado pela estudante de administração pública e gestora do Orçamento Participativo, Nadja Karina da Silva, com o apoio da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara e da Prefeitura Municipal, através do Centro da Juventude e do programa Filhos do Sol. “O projeto é uma iniciativa do próprio alunado das escolas públicas e foi estendido aos jovens do programa Filhos do Sol. Ele surge das palestras que venho implementando dentro das escolas públicas sobre juventude na política, incentivando a tirar o título e participar ativamente das eleições, inclusive a exercer uma cidadania ativa. Com isso surge a necessidade, por parte dos alunos, de conhecerem a universidade pública de dentro e conhecer todas as possibilidades e oportunidades que existem dentro da universidade”, comentou Nadja.

Nadja aponta que outro propósito da visita é motivar uma maior adesão dos jovens às iniciativas de cursinhos populares preparatórios de vestibular em Araraquara, tais como NEAR, CUCA, Caburé e outros, além do aumento na participação destes alunos na prova vestibular para cursos da UNESP Araraquara e o aumento na inserção de estudantes oriundos do ensino público e da periferia, na universidade pública. “O projeto visa apresentar a universidade pública a essa juventude de escola pública e, no caso do programa Filhos do Sol, jovens em situação de extrema vulnerabilidade, que normalmente não estão inseridos dentro da universidade. Essa divulgação, essa publicização do ensino superior gratuito e de qualidade da nossa cidade, busca ampliar o acesso dos jovens à universidade, porque também falamos sobre as formas de inserção ao ensino superior, inclusive falamos muito sobre os cursinhos populares, uma forma de mobilidade social e uma forma de transformação”, acrescentou.

A gerente do programa “Filhos do Sol” e do Centro da Juventude, Daniela Prates, elogiou a iniciativa. “Gostaria de agradecer a Nadja por promover a visita dos beneficiários do programa Filhos do Sol em uma universidade pública estadual e poder incentivá–los a cursarem o ensino superior”, pontuou.

Steyce Chaves, assessora especial de Políticas para Juventude, salientou a importância da atividade. “A visita à UNESP, que é uma das melhores universidades públicas do Brasil, é muito importante para os nossos jovens, para eles entenderem que podem ocupar qualquer espaço, assim como o da universidade. Eu sou estudante de ciências sociais e estou sempre explicando a eles sobre o que é o espaço da universidade e muitos deles não sabiam que a UNESP é uma universidade pública. É muito importante explicar para eles os detalhes, mostrar o ambiente, que é muito bom e que será muito importante para transformar a vida de jovens. E tem um olhar que vai além da escola e do ensino básico, que faz eles perceberem que podem entrar em um uma universidade, podem alcançar seus sonhos e serem o que quiserem. São pequenas atividades como essa que conseguimos transformar a vida dos jovens para sempre”, apontou.

O cronograma contou com aproximadamente 15 beneficiados no período da manhã e 20 à tarde. Eles fizeram um tour com ônibus pela Unesp, onde conheceram a entrada do campus, o campo de esportes, o prédio da farmácia, o prédio de pesquisas e a biblioteca da farmácia. Em seguida, fizeram um tour a pé pelo prédio da administração, portaria, cantina, salas de aula, espelho d’água e biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras. Os jovens ainda participaram de uma palestra do CUCA sobre livre expressão, formas de acesso à universidade, cursos da UNESP Araraquara e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Ketlin da Silva Bezerra, de 20 anos, que é beneficiária do “Filhos do Sol”, falou sobre a oportunidade. “Achei muito legal, um lugar bem bonito e o melhor é saber que a UNESP é uma faculdade onde nós, jovens, podemos estudar e nos aperfeiçoar muito, porque o que manda é o estudo. O ensino superior sempre se mostrou algo distante para os jovens das periferias por questões financeiras e é muito bom saber que não precisamos pagar para ter um ensino de qualidade adequado”, mencionou.

O “Filhos do Sol”

O “Filhos do Sol” é executado e gerido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos. Para a inserção no programa, os adolescentes e os jovens devem apresentar condições de extremo risco pessoal e social, além de aceitarem o retorno à educação formal, quando não concluída, bem como consentirem na inclusão nas ações ofertadas pelo programa e no plano de acompanhamento pactuado com os serviços que deram origem ao encaminhamento. O programa abrange pessoas que não estão incluídas pelo “Jovem Cidadão”.

O repasse dos recursos financeiros é efetuado mediante cartão bancário. Os beneficiários recebem cartões de vale-transporte para fins de participação nas ações ofertadas pelo programa. A concepção do programa ocorreu de articulação da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Ministério Público do Estado de São Paulo, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Araraquara.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.