Audiência pública sobre Plano de Mobilidade Urbana acontece nesta quinta (11)

0
390

Reunião na Câmara Municipal visa debater o futuro da mobilidade da cidade no pós-pandemia

Nesta quinta-feira (11), às 17h30, o plenário da Câmara Municipal receberá a 2ª Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, que tem o propósito de planejar o futuro da mobilidade da cidade no pós-pandemia. O encontro também terá a apresentação do MOBILIdados, um diagnóstico atual de Araraquara que subsidia a proposta de mobilidade urbana para um novo perfil de cidade.
O MOBILIdados faz parte da etapa de diagnósticos do Plano de Mobilidade de Araraquara. Em cumprimento à obrigatoriedade da revisão dos Planos de Mobilidade (PLANMOB) a cada 10 anos (Lei 12.587/2012) e, tendo em vista que Araraquara executou seu último Plano em 2008, a Prefeitura Municipal, em parceria com a UFSCar, está realizando a atualização e revisão do Plano de Mobilidade de Araraquara. Por conta da pandemia de Covid-19, a Lei 14.000/20 prorrogou o prazo de atualização do PLANMOB para até 12 de abril de 2023 para cidades com até 250 mil habitantes.
Elaborado pela equipe de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o MOBILIdados é composto pelos dados resultantes de levantamentos realizados com usuários e nas vias públicas da cidade. A explanação apresentará, entre outros, os seguintes temas: Diagnóstico da Pesquisa Origem Destino na Mobilidade de Araraquara; Diagnóstico do perfil de modais x caracterização de usuários por renda e instrução; Diagnóstico dos diferentes modais de transporte, incluindo o diagnóstico do transporte não motorizado, ou seja, da mobilidade ativa.
O Plano de Mobilidade, além do conteúdo legal obrigatório, deve compatibilizar com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, especificando e interrelacionando objetivos, metas e ações estratégicas que atendam às soluções identificadas pelo poder público gestor e pela sociedade local, como necessárias e almejadas para a cidade.
A audiência ocorrerá na Câmara Municipal, mas devido aos cuidados para evitar aglomeração, será transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelo canal da Prefeitura no Youtube (youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial). A atividade disponibilizará meio de participação online e também servirá para colher sugestões e propostas de toda população sobre o assunto. As sugestões, que serão analisadas com a possibilidade de serem incorporadas ao PLANMOB, também poderão ser enviadas por email ou Whatsapp, que serão divulgados no evento.
Os professores responsáveis pelo estudo são Luciana Marcia Gonçalves (doutora em Urbanismo), Thais de Cassia Martinelli Guerreiro (doutora em Engenharia de Transporte), Rochele Amorim Ribeiro (doutora em Mobilidade Urbana) e Edson Melanda (coordenador geral e doutor em Geoprocessamento). “A participação é muito importante e todas as informações serão compartilhadas e debatidas com a população interessada e gestores da mobilidade e do desenvolvimento Urbano de Araraquara”, destaca Luciana.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.