Atletas de Araraquara se preparam para os Jogos Abertos da Juventude

0
147
Foto: Divulgação - Equipe de ginástica artística que disputará os Jogos da Juventude.
Delegação será recebida pelo prefeito Edinho antes de viagem a Presidente Prudente


A cidade de Presidente Prudente-SP sediará, entre os dias 15 e 23 de julho, os Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo, competição que reúne aproximadamente 3 mil atletas de até 19 anos de idade de todo o estado. Os “Joguinhos”, como a competição é carinhosamente chamada, contarão com a participação de 96 atletas e 23 membros de comissões técnicas que representarão o município de Araraquara nas disputas.

Os atletas e treinadores participarão de um ato de recepção com o prefeito Edinho nesta quinta-feira (14), às 9h, no Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão. As primeiras equipes da cidade  handebol masculino e feminino, vôlei feminino e o basquete masculino   viajarão na sexta-feira (15), enquanto as demais modalidades pegarão estrada na segunda-feira (18).


As modalidades que representarão a cidade na disputa serão: atletismo feminino (com dois atletas), atletismo masculino (um atleta e um membro da comissão técnica), basquete masculino (12 atletas e um técnico), damas misto (seis atletas e dois membros da comissão técnica), ginástica artística masculino até 16 anos (seis atletas e três membros da comissão técnica), ginástica artística livre feminino (seis atletas e três membros da comissão técnica), ginástica rítmica B feminino (seis atletas e um membro da comissão técnica), handebol feminino (14 atletas e dois membros da comissão técnica), handebol masculino (15 atletas e três membros da comissão técnica), judô feminino (dois atletas), judô masculino (quatro atletas e um membro da comissão técnica), natação feminina (um atleta e um membro da comissão técnica), tênis masculino (cinco atletas e um membro da comissão técnica), voleibol feminino (14 atletas e três membros da comissão técnica) e vôlei de praia feminino (dois atletas e um membro da comissão técnica).
 
Delegação expressiva
 
A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, enalteceu o número de atletas da cidade presentes na disputa. “É uma delegação bastante expressiva se tratando de atletas de categorias de base até 19 anos, e considerando que estamos em um momento ainda saindo da pandemia. Foram dois anos sem ter esse campeonato e logo nesse primeiro ano voltamos com uma delegação de 120 pessoas.  Estamos felizes por conseguir esse número, que foi possível graças ao apoio da Prefeitura e ao apoio do prefeito Edinho, que fez um decreto municipal que diz que todas as equipes de alto rendimento devem ter categorias de base. Isso faz com que a cada ano que passa, nossas categorias de base se fortaleçam cada vez mais”, explicou.

Ela apontou que a evolução das equipes de formação é evidente na cidade. “Ainda precisamos melhorar muita coisa, mas estamos evoluindo muito a cada ano. Em 2019 foi a última participação nossa nos Joguinhos e fomos com uma delegação menor. Hoje estamos indo com uma delegação maior, com modalidades que nem tínhamos antes e que foram implantadas agora. Um exemplo é a ginástica rítmica, que foi incluída neste ano, é uma equipe em formação e é seu primeiro campeonato”, exemplificou.

Ela citou ainda a grandeza da competição. “Estamos felizes de podermos proporcionar a esses jovens e adolescentes a oportunidade de disputar uma final estadual onde estarão as melhores equipes do estado de São Paulo. Que eles sejam espelhos para os jovens que ainda não estão em nossas Escolinhas de Esportes e nas equipes de base e com isso queiram fazer parte do esporte. Vale destacar que a maioria das equipes que estão nessa fase final competiram nas fases sub-regional e regional, que era classificação para a fase estadual. Algumas equipes não se classificaram, mas todas tiveram a chance de disputar”, concluiu Roseli.

 
Confiança na disputa
 
Entre as equipes participantes da cidade está o handebol feminino, comandado pelo técnico Robison dos Santos, que falou sobre o trabalho de formação presente na competição. “Temos uma equipe nova, formada este ano, com a sua grande base de meninas da cidade. É uma felicidade poder contar com elas e vamos buscar o melhor resultado possível”, afirmou.

Eduardo Zambone, técnico do vôlei feminino, destacou o alto nível da competição. “Fizemos uma temporada boa até aqui. Nesta semana, vamos focar nos treinos para os Joguinhos. Será uma competição difícil onde todos os jogos serão uma decisão”, assegurou.

Juliana Desidério, técnica da ginástica artística feminina, também aposta na evolução de sua equipe para fazer bonito na disputa. “A participação nos Jogos da Juventude é o foco do nosso semestre. Esperamos conquistar um bom resultado nos Joguinhos, trazer um bom resultado para a nossa cidade e consagrar as meninas pelo trabalho desses anos todos”, revelou.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.