O Colégio Ateneu adotou, na semana passada, a equipe de natação da Associação Ferroviária de Esportes, que passa a se chamar Ateneu/ Ferroviária.
A iniciativa faz parte do Projeto Nascente, que integra esporte e educação e visa promover a cidadania. Inicialmente, serão beneficiados 20 nadadores de Araraquara.
O projeto foi idealizado por Henrique Tucci, coordenador pedagógico do colégio, e Mário José Pinto, treinador da equipe.
Nessa parceria, o Ateneu será responsável pelas despesas das competições, como viagens, alimentação, hospedagem, taxas de inscrição, além das taxas junto à Federação Aquática Paulista, fornecimento de material para treinamento, uniformes e colaboração na manutenção da piscina olímpica da AFE – os treinos da equipe já estão sendo feitos de segunda-feira à sábado.
A primeira competição da equipe Ateneu/ Ferroviária será neste sábado (16), das 9 às 13 horas, pelo Torneio Início 2002, da Federação Aquática Paulista, no clube Sorema, em Matão. A delegação será composta por 17 nadadores de ambos os sexos.
Complementares
Paralelamente ao desenvolvimento da equipe, três atividades completam o projeto: Escolinha de Iniciação, Hidroginástica e Escola de Mergulho.
A Escolinha de Iniciação busca descobrir e formar novos talentos, além de ter uma preocupação com a cidadania. O responsável pelas aulas é o professor Diego Marini.
Já a Hidroginástica é voltada à comunidade, tendo como objetivo promover saúde e descontração.
A Escola de Mergulho, prevista para funcionar a partir de abril, terá aulas teóricas no colégio Ateneu e aulas práticas na Ferroviária. O teste final será realizado no mar. Os alunos aprovados serão comtemplados com o Certificado Internacional de Mergulho, que os reconhece como mergulhadores e permite a prática da modalidade em qualquer lugar do mundo