Atenção Básica do Município oferece ações de saúde no Oitis

0
80

Iniciativa conta com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social

A Secretaria Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, está concentrando uma série de ações no Residencial dos Oitis, com o objetivo promover bem-estar e a qualidade de vida, principalmente às famílias em alto grau de vulnerabilidade daquela região. Estas ações envolvem médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que atuam no projeto chamado Consultório na Rua, criado em 2020, no início da pandemia de Covid-19.

No Oitis, as ações são oferecidas desde o último dia 13 de março, durante a semana, das 10 às 12 horas, com exceção das quintas-feiras, quando o quiosque do Centro Comunitário recebe a equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para atendimento do mesmo público.

As ações também são realizadas aos sábados, uma vez por mês, das 8 às 13 horas, com participação de médicos da Liga de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara).

São feitos atendimentos médicos, orientações de saúde bucal para crianças e fornecimento de escovas, coleta de exames, administração de medicamentos, vacinação e testagem de sorologias HIV, Sífilis, Hepatites, além de ofertas de preservativos masculino e feminino.

“É uma iniciativa muito importante e a população do bairro está aderindo. Focamos na promoção de saúde e qualidade de vida, na prevenção de doenças transmissíveis e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, na prevenção da gravidez na adolescência, na verificação do estado nutricional das família e crianças, no fortalecimento do autocuidado e do vínculo com os profissionais de saúde”, enfatiza Ana Lúcia Pereira, enfermeira do Estratégia de Saúde da Família, que atua no USF do Jardim Cruzeiro do Sul e no Consultório na Rua.

Somente no último sábado (16), entre outras ações oferecidas, foram registradas 17 consultas médicas de adulto e mais 3 pediátricas, 3 exames ginecológicos e 1 aplicação de contraceptivo, 3 testes de gravidez e 20 testes rápidos realizados pela equipe do CTA.

As ações devem prosseguir nos próximos meses para atendimento da demanda daquela região.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.