Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência comemora sucesso do Mutirão de Cadastro PCD

0
133
Atividade que integrou a programação da Semana dos Direitos Humanos foi realizada nesta quarta-feira (6) na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular


A Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Araraquara comemora o sucesso do Mutirão de Cadastro para Pessoas com Deficiência (PCD), que foi realizado nesta quarta-feira (6) na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, como parte da programação da Semana dos Direitos Humanos.

Na ocasião, foi lançado o Cadastro Morada Acessível, que é um registro municipal das pessoas com deficiência. Através desse programa, as pessoas cadastradas terão o direito de receber um crachá individual que identifica que ela possui uma deficiência, promovendo a inclusão, acessibilidade e garantia de seus direitos. O crachá pode agir como um lembrete visual para que todos estejam cientes da diversidade e promovam um ambiente acolhedor para todos, sendo um importante instrumento na luta contra o capacitismo. Foram realizados 110 novos cadastros da pessoa com deficiência, 50 atendimentos para esclarecimentos e cadastros nos programas habitacionais, 30 currículos cadastrados e 10 novos cadastros no transporte porta a porta. Além disso, foram oferecidas orientações sobre os cadastros de transporte inter-estadual, municipal e sobre o curso online de introdução a libras. Vale salientar que, a partir do cadastro, as informações serão enviadas para a confecção da Carteirinha da Pessoa com Deficiência e o Cordão do Girassol.


O assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Fernando Supesche, fez uma avaliação da mobilização. “Essa ação foi importante para conhecermos ainda mais o público PCD e apresentar a assessoria para muitos que ainda não conheciam o local. Ficamos muito felizes com a quantidade de pessoas que nos procuraram. Isso mostra a união e a confiança em nossos serviços. Com esses dados, poderemos mapear e realizarmos ainda mais programas diretamente ao público PCD e suas necessidades específicas”, pontuou.
 
Fernando aproveitou para agradecer aos profissionais que atuaram na ação. “Deixo um agradecimento à Coordenadoria de Habitação, que realizou um atendimento humanizado, esclarecendo todas as dúvidas, à Coordenadoria de Participação Popular, que cedeu funcionários para nos ajudar com os cadastros, à toda equipe da Coordenadoria de Direitos Humanos, por todo apoio na realização do Mutirão, ao Giovani Jorgeto, responsável pelo transporte porta a porta, e ao Adriano Romin, intérprete de libras do CER que nos auxiliou com a comunicação”, completou.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Casa dos Conselhos, Orçamento Participativo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. As pessoas que não puderam participar do mutirão poderão procurar posteriormente a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, que fica na própria sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, ou pelo telefone (16) 3332-7253.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.