Programação gratuita tem retirada de 1 ingresso por pessoa com 1h de antecedência no local da apresentação (para espetáculos em espaços fechados)
A participação de artistas internacionais no FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara é uma celebração para a cidade desde seu início em 2001, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Nesta edição, oficinas e espetáculos de artistas da França, México, Paraguay e Portugal marcam a programação, que é gratuita.
O espetáculo “Figueiredo” abre a programação internacional no dia 20, às 21h, no Teatro Municipal, com o artista de Portugal, Pedro Vilela. “Figueiredo” traz à tona um documento oculto por mais de 40 anos que serve como ponto de partida para esta palestra-performativa. Transitado entre história e memória, a performance tece elos em torno de uma política de destruição que se alastra desde 1500: o genocídio indígena no Brasil. Pedro Vilela assina a encenação, dramaturgia e performance, enquanto os vídeos e técnica é com Thiago Liberdade.
Alejandra Diaz representa os artistas do Paraguay e apresenta a oficina “Balé Clássico Revisitado”, dia 24, às 19h, na EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/oficinasfida2024 . A artista também está na conferência performativa “Insolente – o sentimento de que tudo é possível”, dia 26, 20h, no Sesc Araraquara (ao lado de Brenda Urbina Bolaños – México).
As aulas de “Balé Clássico Revisitado” são centradas na consciencialização do trabalho orgânico, aplicando os fundamentos da técnica do Ballet Clássico e as leis do movimento aos diferentes corpos, encontrando “le placement”, fluidez e prazer do movimento harmonioso.
Alejandra explica que as aulas são centradas na consciencialização do trabalho orgânico, aplicando fundamentos da técnica do Ballet Clássico e qualidades do movimento, respeitando os diferentes corpos, a fluidez e o prazer pelo movimento.
“Insolente – o sentimento de que tudo é possível” reúne as artistas Gilsamara Moura (Brasil), Alejandra Díaz (Paraguay) e Brenda Urbina Bolaños (México) e inspira-se no encontro de Pinar Selek e Gilsamara Moura, em Nice (França), em 2019, e na trilha de processo de criação compartilhada por artistas diferentes países da América do Sul e da França. A conferência possui acessibilidade com intérprete de Libras e legendas nas projeções. Vale destacar que a equipe técnica de “Insolente” conta com Angel Fox, de Gaza. A videomaker participou do processo de criação da conferência performativa.
Já a Cie. A Fleur de Peau é a representante da França. Os artistas Denise Namura e Michael Bugdahn realizam oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão” na EMD (dia 27, às 9h) e se apresentam no Teatro Municipal, com o espetáculo “Conférence Dansée”, no dia 28, às 20h.
A oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão” tem como eixo principal a transmissão de trechos do repertório da companhia e uma abordagem desta linguagem e deste gestual. Dinâmicas e musicalidade do movimento, segmentação das articulações, olhar na dança e subtexto em sequências coreográficas. A classificação é livre.
O espetáculo “Conférence Dansée” é uma apresentação que se situa entre uma conferência e um espetáculo onde Denise e Michael falam da pesquisa, da linguagem e do processo de criação da companhia. Para isto, fazem, de maneira intercalada, intervenções dançadas, projetando extratos de algumas coreografias “chaves” do repertório, explicando como de certo modo elas puderam servir à evolução desta linguagem que desenvolvemos nestes 35 anos. “Faremos um paralelo entre vários momentos coreográficos de nossa trajetória que foram determinando a escolha de nossa forma de escrita. Ela é concebida para todos os tipos de público e termina com um bate papo”, explicam.
A programação do FIDA 2024 é gratuita. A retirada de ingressos para as apresentações de “Figueiredo” e “Conférence Dansée” começa uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal, já para a oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão”, as inscrições devem ser realizadas através do formulário online https://bit.ly/oficinasfida2024 .
SERVIÇO:
Fida 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara – programação internacional
– Portugal
– Sessão Maldita – dia 20, às 21h, no Teatro Municipal: espetáculo “Figueiredo”, com Pedro Vilela
– Paraguay
– Dia 24, às 19h, na EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira: Oficina “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Diaz
– México, Paraguay e Brasil
– Dia 26, às 20h, no Teatro do Sesc Araraquara: conferência performativa “Insolente – o sentimento de que tudo é possível”, com Gilsamara Moura (Brasil), Alejandra Díaz (Paraguay) e Brenda Urbina Bolaños (México)
– França
– Dia 27, às 9h, na EMD: Oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão”, com Cie. A Fleur de Peau
– Dia 28, 20h, no Teatro Municipal: espetáculo “Conférence Dansée”, com Cie. A Fleur de Peau
Grátis
– Ingressos para espetáculos: distribuição uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal
– Inscrições para oficinas: https://bit.ly/oficinasfida2024
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
Foto: Silvia Machado – DENISE NAMURA