No I Fórum Regional de Tendências Turísticas, o presidente da Confederação Nacional de Turismo (CNTur) e da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares do Estado de São Paulo (FHORESP), Nelson de Abreu Pinto, sugeriu que Araraquara centralize as ações para o desenvolvimento do turismo na região com a instalação na cidade de uma unidade da CNTur.
O presidente citou a Facira como modelo de parceria entre instituições para a realização de um calendário regional de 12 grandes eventos. Segundo Abreu Pinto, “o turismo é a grande saída para a retomada do desenvolvimento social e econômico do país”.
A última atividade foi a palestra do gerente de Projetos Corporativos da Philip Morris Brasil patrocinadora do evento, Arilton Sousa. O tema foi “Responsabilidade Social – A visão da Philip Morris”. O coordenador de Turismo de Araraquara, Manoel Araújo, encerrou o fórum convocando para janeiro (ainda sem data definida) uma reunião com prefeitos e participantes do encontro para o encaminhamento e formação de consórcios regionais.
Coroamento
Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares de Araraquara, José Carlos Pascoal Cardoso, o fórum atingiu o objetivo que era reunir o poder público e a iniciativa privada para estruturar e fortalecer o turismo da região. “Ficamos satisfeitos, principalmente com o entusiasmo do Nelson Abreu Pinto. Isso nos dá a certeza de que os consórcios vão se concretizar e o turismo será parte fundamental na economia regional”.
O evento de Araraquara fechou um ciclo de fóruns realizados no Estado nos últimos dois anos pelos 23 sindicatos regionais de hotéis, restaurantes, bares e similiares. (Fabiana Assis e Marcelo Teixeira, da Com Texto).