Araraquara disputa final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em Brasília

Cerimônia de revelação dos vencedores acontece nesta terça-feira (11) em Brasília; cidade compete na categoria Inclusão Produtiva

Nesta terça-feira (11), a cidade de Brasília (DF) sediará a cerimônia de revelação dos vencedores da etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que visa reconhecer o trabalho das gestões municipais que se destacaram no ano passado com iniciativas em prol do empreendedorismo local. O evento reúne lideranças engajadas em 240 projetos finalistas, após seletiva em todos os estados e no Distrito Federal.

Araraquara é uma das finalistas do prêmio e compete na categoria Inclusão Produtiva, que se refere à adoção de um conjunto de ações e medidas pelo poder público que consideram o empreendedorismo como um meio legítimo para a inclusão social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou pertencentes a grupos minoritários e marginalizados socialmente.

O projeto que representa a cidade na premiação é o “Coopera Araraquara”, que venceu a etapa paulista em abril no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Na ocasião, o vice-prefeito de Araraquara e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, esteve presente na premiação. “É uma conquista muito emocionante. É um projeto de cooperativas e a cidade tem um trabalho pioneiro neste tema. Temos quase dez cooperativas e receber esse reconhecimento é uma emoção muito grande”, declarou Damiano, que recebeu o troféu das mãos do ministro de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, também valorizou a conquista. “Vencer a etapa estadual e ser finalista na etapa nacional é motivo de muito orgulho para nós da equipe da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, pois demonstra a importância nossa trabalho e nos motiva a fazer cada vez mais e melhor em prol da economia solidária e do cooperativismo. Sabemos que é um projeto promissor e que faz a diferença na vida de muitos cidadãos araraquenses”, frisou.

O Coopera Araraquara tem como objetivo criar medidas alternativas econômicas e sociais, com oportunidades de trabalho e renda, que minimizassem os efeitos negativos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural, principalmente no período em que a pandemia de Covid-19 fechou muitos postos de trabalho, com altos índices de desemprego. O Coopera prioriza segmentos da sociedade historicamente excluídos, beneficiários de programas sociais de transferência de renda e visa o desenvolvimento de territórios prioritários do município.

Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todas as categorias em todo o Brasil – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

Anteriormente chamado de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a partir desse ano, a premiação mudou de nome para garantir a inclusão e reconhecimento das prefeitas, bem como de todas as pessoas envolvidas nos projetos selecionados, servidores públicos, parceiros e cidadãos. Na história da premiação, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.

O PSPE é realizado em duas grandes etapas: a estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa; e a etapa nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o prêmio de melhor iniciativa nacional.

O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.

Para conhecer os municípios finalistas da 12ª edição do PSPE, basta acessar o link bit.ly/prefeitura_empreendedora24.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Foto: Sebrae Divulgação

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras de reforma e ampliação do CER do Selmi Dei I  

“Prefeitura nos Bairros”: confira o total atualizado de serviços realizados na edição 2024

Execução do plano de recapeamento que vai atender 40 bairros segue no Melhado

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

CATEGORIAS