N/A

ANTES DO DIA DE AMANHÃ, O QUE VALEU A PENA HOJE?

Jesus ensinou: “não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”, São Mateus 6:34.

Devemos agradecer a Deus o que Ele nos preparou hoje, para que possamos receber o melhor dEle todos os dias. Enquanto o povo de Israel andava no deserto, Deus mandava o maná diariamente, e o maná não poderia ser guardado para o próximo dia, porque teria um mau cheiro e apodreceria. Ou seja, Deus queria que os israelitas vivessem dia-a-dia confiando nEle, assim como deseja que nós façamos.

Você já deve ter ouvido que “quem vive de passado é museu” e também que “o futuro a Deus pertence”, porém, por que ainda insistimos em viver o passado e o futuro? Ficamos relembrando momentos felizes e, principalmente, os tristes, remoendo-nos nas mágoas e arrependemo-nos por termos tomado atitudes erradas. Gostaríamos de voltar ao passado e corrigir, mas isso não é possível. Os mais filosóficos preferem dizer: “Não me arrependo de nada do que fiz”. É, o orgulho não os permite. Quando pensamos no futuro, ficamos ansiosos e não nos concentramos no presente. Quando isso se torna um hábito, corremos o risco de viver sempre pensando, pensando, pensando e nunca caminhando rumo àquilo que pensamos. Como é difícil vivermos somente o presente, não é? Mas este é o desejo de Deus. Ele não quer que vivamos ansiosos e preocupados pensando no futuro ou remoendo o passado, Ele deseja que vivamos o presente. Sempre tem alguma coisa. Um telefonema. Um filme.

Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro “o amor acaba”, diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente, apesar de discordar, porque pra mim e segundo a bíblia sagrada o verdadeiro amor jamais acaba, na minha opinião o amor não acaba mas se transfere. É sentimentalismo extremo, mas antes de dormir, quando a noite chega e o sono ainda não veio, pensamos: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo. Um e-mail inspirado. Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava escuro dentro da gente. Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: Ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma partida, ou até um presente. Mas para quem valoriza apenas as megavitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com cachaça, uísque e drogas, mesmo já tendo seu super apartamento, seu belo amor, seu carro do ano e um salário aditivado.

Nas últimas semanas, os dias foram salvos por detalhes. Uma segunda-feira valeu por uma música que não conhecia e alguém mandou, Linda, arrepiou, transportou para uma época legal da vida, fez querer dividir aquele momento com pessoas que são importantes. E assim correm os dias, presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante especial que acaba compensando 24 horas banais.

Claro que tem dias que pouco significa, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas se arrastam melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado: Bateu o carro, foi multado, e pra melhorar, depois perdeu a chave do carro no shopping. Até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica. É muita condescendência com o cotidiano, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio da gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã e procurar fazer valer a pena o hoje, por isso é chamado de presente. Jesus nos ensinou a viver o hoje.

Quando Jesus ensinou os discípulos a orar, Ele disse “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje” São Mateus 6:11. (Autoria desconhecida). Que Deus nos abençoe hoje e sempre. Paroquia das Santas missões do Sr. Bom Jesus. Missas com o Padre Fernando Fraga. Toda sexta as 9 e as 19:30 e todo domingo as 7 da manhã. Entre a rodoviária e a Cutrale. Araraquara.

REFLEXÃO:

Viver o presente é verdadeiramente viver em fé! ESTA ESCRITO: o justo viverá da fé (Romanos 1:17).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS