Abertura oficial do “Projeto Abebé” acontece neste sábado (9)

0
168
Evento no Vale do Sol integra a programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”

Neste sábado (10), será realizada a abertura oficial do “Projeto Abebé”, uma iniciativa abrangente que visa promover o empoderamento feminino por meio de atividades relacionadas a oficinas culturais e de aprendizagem, artes e expressão, habilidades profissionais, saúde e bem-estar, educação financeira, empoderamento feminino, saúde da mulher, combate à violência contra a mulher, rede de apoio e sororidade, acesso à informação e recursos. O evento está marcado para as 18h, no Ilê Asé Osun Opará, que fica na Rua João Batista Marchezi, 919, Vale do Sol. A solenidade de abertura contará com roda de conversa e apresentação da Oficina de Tambores de Deusas com Helena de Opará.


A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre a relevância da iniciativa. “O projeto Abebé tem uma linda proposta e conta com o apoio do Centro de Referência Afro. Ficamos muito felizes com essa parceria, pois ele será lançado exatamente no mês dedicado às mulheres, visto que é o público alvo a ser direcionado. A ação é do Ilê Asé Osun Opará, através do seu dirigente Babalorixá Ivan Ty Osun, sob a coordenação de Isabel Galassini. O propósito é trabalhar a inclusão, a educação e a fomentação do empreendedorismo feminino, pensando em alicerçar o futuro. Diante disso, construiremos ações conjuntas, fortalecendo a iniciativa e unindo esforços para uma Araraquara mais justa e igualitária”, salientou.

“21 Dias de Ativismo contra o Racismo”

O evento deste sábado integra a programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, campanha nacional que existe desde 2017 e funciona como uma grande agenda antirracista, onde movimentos sociais, coletivos, figuras públicas e pessoas independentes podem propor diversas atividades que pautem o debate pelo fim da discriminação racial.

A programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo” em Araraquara conta ainda com atividades de letramento racial, palestras, rodas de conversa, oficinas, posse do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR) e lançamento da campanha contra o racismo, entre outras. Confira os próximos eventos da programação:

 
 
21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO – PROGRAMAÇÃO
 
Dia 9 de março, sábado
18h – Abertura Oficial do Projeto Abebé – Roda de conversa e apresentação da Oficina de Tambores de Deusas com Helena de Opará
Realização: Ile Asé Osun Opará

Dia 13 de março, quarta-feira
9h30 – Lançamento do Projeto Quilombinho. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”

 
Dia 14 de março, quinta-feira
18h30 – Roda de Conversa com as mulheres do Hip Hop. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”

20h – Slam em homenagem à Marielle / Abdias do Nascimento e Maria Carolina de Jesus. Local:  Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”
Em parceria com a Assessoria da Juventude

 
Dia 15 de março, sexta-feira
Das 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc Araraquara
Realização: Sesc Araraquara

19h – Roda de Conversa Mulheres Negras. Local: Centro de Referência da Mulher

Dia 16 de março, sábado
10h – Programa Afro Mulheres. Local: Residencial dos Oitis

Dia 18 de março, segunda-feira
19h – Letramento Racial aberto para toda Comunidade. Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”

Dia 21 de março, quinta-feira
19h – Posse Comcedir / Lançamento da Campanha contra o Racismo. Local: Sala de Reuniões da Prefeitura

Dia 22 de março, sexta-feira

Das 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc Araraquara
Realização: Sesc Araraquara

Lançamento do Programa Juventude Negra Viva em Brasília

Dia 27 de março, quarta-feira
19h – Oficina de Cartazista. Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge

(Em parceria com a APRECABA – Associação de Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara)
 

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.