N/A

A importância do tempo

O tempo é precioso, quem nunca se deu conta disto? Especialmente numa época em que se fala em aceleração do tempo, ou seja, quando parece que a vida passa cada vez mais rápida, é importante pensar no tempo no tempo atual, nos velhos tempos, no novo tempo, em suma, no tempo passado, no tempo presente e no tempo futuro. O tempo é o grande senhor da vida, é o que dá sabor ao dia a dia, estipula limites, marca prazos, mostra o feito e o não feito. É o tempo que leva a refletir sobre o caminho percorrido e o que falta para concluir a existência. Só que, em geral, invocamos o tempo sem nos dar conta de como seria sem graça a vida sem ele. Já imaginaram um dia após o outro sem marcar o tempo? Impossível! Ele está aí e podemos fazer dele nosso aliado ou inimigo, é apenas uma questão de como usar e usufruir o tempo.

Em geral, o tempo é marcado por acontecimentos que mudam ou que pelo menos dão a impressão de mudar as coisas, como o término de um ano e o início de outro. É como se, de repente, mudasse também a nossa disposição de enfrentar a vida, de encarar o novo tempo. Talvez seja esta a razão do costume de desejar Feliz Ano Novo aos que queremos bem. Sendo o início de um novo ciclo, o novo tempo, o do ano novo, é composto de 365 dias para realizar projetos, reativar os que foram interrompidos ou não fluíram como desejávamos, medir e discutir relacionamentos, fazer novos amigos, reatar amizades estremecidas, tudo baseado no tempo que há de vir, no futuro que há para ser construído.

O mês de dezembro, também chamado mês das festas, usualmente é o tempo de rever e reconstruir objetivos e metas.

Como participantes dele, é hora também de aproveitar para elevar a confiança e a auto-estima, dado que, com nosso trabalho, podemos transformá-lo a nosso favor. Isso, sem esquecer que apenas o presente pode ser modificado pois somente ele está sob controle. O único tempo que é efetivamente nosso é o hoje, ao contrário do ontem e do amanhã. A imutabilidade do passado e a incerteza do futuro reafirmam essa idéia.

Espero que o novo ano que desponta seja marcado por muita garra e vontade para continuar fazendo desta meta uma agradável realidade, pois há muita gente esperando o máximo de nós e do nosso tempo.

Rosa Godoy,

Enfermeira e colaboradora do JA.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Cultura inicia inscrições para Oficinas Culturais Municipais

Prefeitura acompanha denúncia de racismo em escola e oferece suporte à família

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS