A Cultura em Diálogo

"O respeito à pessoa humana deve caminhar a diante de qualquer consideração de progresso econômico".

Bom dia. Bom poder reencontrar-me com meus queridos leitores.

Na abertura desta minha coluna, coloquei uma reflexão de teor político. Sei que no JA existem pessoas muito mais gabaritadas para fazerem comentários políticos, do que eu. Mas não é possível ter de conviver, nos dias de hoje, com o "mando" do "desmando".

Como pode um país de dimensões continentais como o Brasil, que tem como base econômica Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, ser comandado por políticos lá do Norte e Nordeste?

Nada contra as pessoas daquelas regiões. Na sua grande maioria pessoas honestas, simples, que merecem ocupar um lugar ao sol. Mas o engraçado é que apenas os políticos daquelas regiões ocupam um lugar ao sol. Muito estranho!!!

Então vejamos, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva é do interior do Ceará. Quanto a ele, tudo bem! Afinal, a grande maioria do povo brasileiro escolheu Lula para presidente. Existem aqueles que ainda acreditam nele e outros que já desistiram. Por que será?

Mas, quando se fala do Senado e Câmara Federal, aí fica um pouco esquisito reparar em sua constituição. Presidente do Senado, Renan Calheiros, é de Alagoas. Foi muito amigo do ex-presidente Collor… enfim… Câmara dos Deputados, presidente Severino Cavalcanti, de Pernambuco, primeiro vice-presidente, é o Sr. José Thomas Nonô, de Alagoas, o segundo vice Ciro Nogueira, do Piauí, 1º secretário é Inocêncio Oliveira (lembra-se dele?), de Pernambuco, o 2º secretário Milton Capixaba, de Rondônia, o 3º Eduardo Gomes, de Tocantins e o 4º, também de Alagoas.

É estranho, será que não existem políticos gabaritados, no lado de baixo do nosso país?

Ou será que nós, aqui de baixo, somente servimos para acudir as necessidades de nossos irmãos lá de cima, quando ocorrem fatalidades: enchentes, seca, fome… É só para isso que servimos?

Se esses senhores deputados são tão bons e tão capazes, porque eles mesmos não dão um jeito em seus Estados?

Às vezes, dá vergonha de ser brasileiro.

Sei que esse meu desabafo não vai mudar absolutamente nada. Mas é importante manifestar-se. Um dia, quem sabe, possamos contar com uma política que esteja à altura de nosso amado e sofrido, povo brasileiro. Afinal, este não desiste nunca.

Falemos de amenidades, embora nem tanto!

Estamos um pouco atrasados, mas que tal relembrarmos o casamento do ano. Ronaldinho e Cicarelli, um grande exemplo de maus exemplos. Ostentação, ciúme, falta de humor, um grande desrespeito com o povo pobre de nosso país, que vai a um campo de futebol prestigiar aquele a quem deram o apelido de "fenômeno".

Será que um dia esse "fenômeno" chega aos pés do Pelé?

Quanto à noiva! Noiva? O que dizer? De qualquer forma, quem somos nós para julgar. Que DEUS os abençoe.

E por falar em ética profissional, leia essa colaboração do amigo e jornalista Edílson Fragalle, que agora atua em Brasília, bem próximo do poder, como assessor da Embrapa.

Qual seria sua decisão? Responda com sinceridade… É nas situações extremas que a gente conhece as próprias fraquezas. Uma pergunta para você. Responda com sinceridade e então você poderá auto-avaliar sua moral. Trata-se de uma situação imaginária, porém você deve decidir o que faria. Você está em São Paulo, em meio ao caos dos terríveis momentos de

enchentes, que ocorrem em épocas de chuvas mais intensas (dessas capazes de acabar com o apagão). Você é um(a) repórter fotográfico(a) que trabalha para a CNN e está desesperado(a), tirando as fotos mais impactantes. De repente, vê a Marta Suplicy, juntamente com o Lula e o Zé Dirceu, dirigindo um Jeep, lutando desesperadamente para não serem arrastados pela correnteza, lodo e pedras. No entanto, eles acabam sendo arrastados pela correnteza e você tem a oportunidade de resgatá-los ou tirar a fotografia ganhadora do Prêmio Pulitzer, que daria a volta ao mundo ao mostrar a morte de tão famosos políticos. Baseado em seus princípios éticos e morais e na fraternidade e solidariedade humanas, responda sinceramente: Você faria a foto em preto e branco ou colorida?

Só para lembrar, continuamos todos os dias com o nosso quadro "Teste o seu Português", no programa Mestre-Cuca, pela Rede Mulher de TV, sempre às 19h15m. Prestigiem.

E por falar em Mestre-Cuca, algumas questões que vão ao ar nesta próxima semana. Veja se você acerta.

1 – Nas frases abaixo, você usaria a palavra pendência ou pendenga?

a – Em um dos meus restaurantes, o garçom resolveu uma ___________, antes de entregar a conta ao cliente.

b – Aquele político disse para deixar essa __________, que ele resolve. Você acredita?

2 – Complete adequadamente a frase abaixo:

Aquela linda e modesta atriz diz viver __________ por causa de sua ______________.

a ( ) izolada esuberancia;

b ( ) isolada exuberância;

c ( ) ixolada ezuberancia.

3 – Naquela sexta-feira, a Érika olhou para o Allan e disse:

Você é ________? É doido?

No momento seguinte, o Allan escorregou no cenário. Aí ela disse:

– Você está ________, doido?

Que palavra devemos utilizar na primeira e na segunda frase?

a ( ) doído;

b ( ) doido.

4 – Espere um pouco! Acaba de entrar um _______ dentro do meu olho.

a ( ) cilho;

b ( ) cíleo;

c ( ) cílio.

5 – Aquele cidadão começou a ___________, depois de comer dois pratos de feijoada, no Vila Conti.

a ( ) soluçar;

b ( ) solussar;

c ( ) solusar.

"Somos responsáveis por aquilo que fazemos, que não fazemos, e que impedimos de fazer".

Até a próxima semana – celp@terra.com.br

Profª Teresinha Bellote Chaman

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba o que será debatido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (10)

Ato cívico marca o 7 de Setembro no Tiro de Guerra

Vôlei feminino sub-19 e sub-21 ganham duelos no Gigantão

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS