N/A

Conheça seus Direitos

Luigi Conceição Volpatti Polezze – Advogado OAB nº 516.592

Perdi a Comanda, posso ser multado?

É comum em bares, casas noturnas, eventos e muitos outros estabelecimentos que o consumo dentro do local seja registrado por meio de uma comanda, que pode assumir diversas formas.

Durante a noite, não é raro que a pessoa perca essa comanda, e muitos estabelecimentos cobram uma multa que eles mesmos determinam no caso da perda dessa comanda.

Saiba que essa multa é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo assim considerada como uma forma de cobrança abusiva, uma vez que é responsabilidade do estabelecimento controlar o consumo de seus clientes. Transferir essa responsabilidade para seus clientes viola o art. 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor.

O estabelecimento pode cobrar o valor de confecção da comanda e o que a pessoa consumiu, nenhum centavo a mais. Lembrando que tentar manter o consumidor no local também é uma violação de seu direito de liberdade.

Caso isso aconteça com você e não queira criar uma cena, é possível pagar a “multa”, pedindo para deixá-la expressa na nota fiscal ou registrar o evento de algum modo. Assim, você pode processar o estabelecimento e denunciá-lo no PROCON futuramente, reavendo o valor pago, além de eventuais perdas e danos.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza ação conjunta de demolição de imóveis abandonados

Quando a criança sofre: transformar sofrimento em voz pode ser um caminho de elaboração

Serviço emergencial na região do Campus Ville nesta quarta-feira (25/08)

Serviço programado no Jardim Santa Lúcia nesta quarta-feira (26/08)

Serviço programado pode ocasionar falta de água no Bela Vista (26/08)

CATEGORIAS