N/A

Envolvido em denúncia de rachadinha, vereador Emanoel Sponton se afasta da vice-presidência da Câmara de Araraquara

Afastamento ocorre após pressão do Conselho de Ética e dias antes de o plenário decidir sobre a permanência do parlamentar na mesa diretora. Sponton nega as acusações e diz confiar que “a verdade prevalecerá”.

Envolvido em uma denúncia de suposto esquema de rachadinha em seu gabinete, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) anunciou, na tarde dessa sexta-feira (4), seu afastamento temporário da vice-presidência da Câmara Municipal de Araraquara. A decisão foi divulgada por meio de uma nota oficial nas redes sociais do parlamentar e ocorre em meio à pressão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, que já havia considerado “prudente” seu afastamento até a conclusão das investigações.

O escândalo veio à tona após reportagem do Jornal da EP, da rádio EPFM, que revelou os depoimentos de três ex-assessores do vereador. Segundo eles, havia repasses mensais de parte dos salários para a mãe de Sponton, feitos por meio de transferências via Pix. O caso configura, em tese, o crime de rachadinha — quando servidores públicos são coagidos a devolver parte de seus vencimentos.

Desde a revelação, Sponton manteve poucas aparições públicas e limitou suas declarações a breves notas. Na última quinta-feira (3), ele reapareceu em um vídeo ao lado de seu advogado, no qual negou qualquer irregularidade e afirmou estar confiante em sua inocência.

Em nova manifestação, desta vez para comunicar o afastamento, o vereador reforçou seu compromisso com a transparência e disse que a medida tem como objetivo não interferir no andamento das investigações. “Minha escolha de me afastar de forma voluntária visa evidenciar que não tenho a menor intenção de utilizar o cargo de vice-presidente ou qualquer outro poder para interferir em eventuais apurações. Tenho plena confiança de que a verdade prevalecerá”, declarou.

Apesar do afastamento da vice-presidência, Sponton permanece no exercício do mandato como vereador.

Conselho de Ética recomenda afastamento

A decisão do parlamentar antecede o trâmite interno que já estava em curso na Câmara. Na última terça-feira (1º), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar acolheu requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT), que solicitava o afastamento de Sponton até a conclusão das investigações, previstas para se encerrar no dia 24 de abril.

O presidente do Conselho, vereador Aluísio Boi (MDB), destacou que a permanência de Sponton na mesa diretora poderia comprometer a isenção das apurações. “Deferimos esse pedido e o que cabe a nós é encaminhar ao presidente da Casa. A decisão final seria do plenário”, explicou.

No entanto, com o afastamento voluntário, a análise do caso pelo plenário pode ser revista, dependendo do entendimento da presidência da Câmara.

Mudanças na mesa diretora

Com a saída temporária de Sponton, o vereador Geani Trevisóli (PL), atual primeiro secretário, assumirá a vice-presidência da Câmara. Já a função de primeiro secretário será desempenhada interinamente por Balda (Novo), que era o segundo secretário.

O presidente da Casa, Rafael de Angeli (Republicanos), informou que recebeu o parecer do Conselho de Ética e que a análise será feita com atenção, mas ressaltou que, diante da decisão voluntária de Sponton, o encaminhamento ao plenário poderá ser ajustado.

A Câmara de Araraquara ainda aguarda as oitivas das testemunhas citadas no processo de apuração. Até o momento, nenhuma delas foi ouvida formalmente.

A crise envolvendo Sponton promete continuar nos próximos dias, enquanto a Câmara equilibra os ritos legais e o impacto político das denúncias.

*Foto tirada das redes sociais do vereador Miguel Sponton

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comunicado à População

Novo prazo: inscrições em processo seletivo para professores do Ensino Médio técnico são prorrogadas até 28 de agosto

Homem é preso com drogas e dinheiro durante operação em área de tráfico em Araraquara

Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araraquara

CATEGORIAS