O ano letivo acabou, alguns pais vão se deparar com a notícia da reprovação na escola. Como agir, pais devem castigar ou consolar a criança?
COPO CHEIO
Segundo a neuropsicopedagoga Viviani Zumpano, a reprovação pode ser negativa ou positiva, depende da maneira como é vista pelos pais e educadores. "Eu, como educadora, vejo a reprovação como uma oportunidade de resgatar conteúdos não aprendidos de anos anteriores, é uma chance de amadurecimento e fortalecimento da autoestima, já que este aluno será o mais forte entre os que estão chegando. Então, tudo depende do significado que se dá, tanto da parte da escola como da família".
QUANTO AO CASTIGO
A reprovação é o castigo suficiente para o aprendizado do aluno sobre as consequências de não ter se dedicado aos estudos. "Reprovar significa que a criança ou o adolescente não tem os requisitos básicos para passar para o ano seguinte, portanto, o aspecto negativo a criança já tem. Brigar, ofender e agredir, seja verbalmente ou fisicamente, não tem nenhuma valia neste momento".
NOVA JORNADA
O novo ano será útil para reafirmação e sistematização do conhecimento. Os pais devem acolher o filho e empoderá-lo para enfrentar o ano.