N/A

Um Belo Coração

Há muito tempo, em algum lugar no meio das montanhas havia um vale muito especial. O mundo exterior não conhecia este vale nem sabia nada a respeito das pessoas que ali moravam, também elas muito especiais. Sabe, o que tornava aquele povo tão especial era o fato de elas terem o seu coração do lado de fora do peito, de maneira que todos o viam. Havia corações grandes e pequenos, uns eram bonitos outros, não tão belos.

Um dia um jovem no meio da cidade proclamava ter o coração o mais bonito de todo o vale. Uma grande multidão o cercou e todos admiravam seu coração, pois era absolutamente perfeito. Não havia uma única marca ou uma falha nele. Sim, concordavam todos, era realmente o mais belo coração que já tinham visto. O jovem estava orgulhoso, e anunciava cada vez mais alto o seu belo coração.

De repente, um homem muito mais velho apareceu do meio da multidão e disse "Como? Seu coração nem chega perto da beleza do meu." A multidão e o jovem olharam o coração do homem. Batia vigorosamente, mas estava coberto de cicatrizes; havia lugares onde pequenos pedaços tinham sido removidos e substituídos por outros, que não tinham encaixado direito e várias bordas irregulares. Havia ainda muitas fendas profundas onde faltavam pedaços.

As pessoas olhavam pasmadas – "como pode ele dizer que tem o coração mais bonito que o jovem?" pensavam. O jovem olhou o coração do velho, viu seu estado e riu. "Você deve estar brincando!" disse "compare seu coração com o meu, o meu é perfeito e o seu, uma confusão de cicatrizes e remendos".

"Sim, o seu está perfeito, mas eu jamais trocaria com você", disse o velho. "Veja, cada cicatriz representa uma pessoa a quem eu dei meu amor – eu tiro um pedaço do meu coração e dou-lhe. Freqüentemente as pessoas dão um pedaço dos seus corações em troca, para colocar no buraco que ficou, mas porque os pedaços não são exatamente iguais, tenho algumas bordas ásperas, que eu estimo porque me lembram do amor que compartilhamos".

"Houve vezes que dei pedaços do meu coração e a outra pessoa não retribuiu. São as fendas vazias – dar amor é arriscar. Apesar destas fendas serem dolorosas, elas permanecem abertas lembrando-me o amor que tenho por elas também, e tenho esperança que um dia elas possam retribuir e completar o buraco que tenho à espera."

"Então, agora você vê o que é a verdadeira beleza?"

O jovem estava mudo, lágrimas correndo pelo rosto. Aproximou-se do velho e levou a mão ao seu coração jovem, bonito e perfeito. Tirou dele um pedaço e com mãos trêmulas ofereceu ao velho. O outro aceitou sua oferta, colocou-a no seu próprio coração e tirou um pedaço do seu, velho e cheio de cicatrizes, e colocou na ferida aberta do coração do jovem. Não encaixou perfeitamente, e as bordas ficaram meio irregulares. O jovem olhou seu coração, já não mais perfeito, mas mais bonito do que nunca, agora que o amor do mais velho fluía nele.

Abraçaram-se e caminharam lado a lado.

Não tenha medo de demonstrar seu amor às pessoas que lhe são importantes.

A vida é isso!

Nós todos perdemos

oportunidades demais e

lamentamos demais.

Simplesmente pare de lamentar e crie novas oportunidades de partilhar seu amor com todos os que fazem a diferença na sua vida.

(A.D.) – Tradução Livre de Iza Rocha. Texto em homenagem aos

gestores do Lar São Francisco

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza ação conjunta de demolição de imóveis abandonados

Quando a criança sofre: transformar sofrimento em voz pode ser um caminho de elaboração

Serviço emergencial na região do Campus Ville nesta quarta-feira (25/08)

Serviço programado no Jardim Santa Lúcia nesta quarta-feira (26/08)

Serviço programado pode ocasionar falta de água no Bela Vista (26/08)

CATEGORIAS