Páscoa: 94% dos ovos de chocolate aumentaram de preço

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Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, embora a quantidade das marcas continue estável, as opções dos produtos diminuíram; confira os resultados

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais esperadas do calendário comercial. Por este motivo, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara realizou um levantamento de preços, a fim de auxiliar os consumidores que desejam saborear o tradicional ovo de chocolate sem comprometer o orçamento.

Segundo a pesquisa, embora o número de marcas tenha se mantido estável, a quantidade de ovos de chocolate industrializados disponíveis nos supermercados vem reduzindo nos últimos anos. Em 2020, foram 265 ovos de chocolate coletados, enquanto em 2021 havia 230 opções disponíveis (ano em que também foi observada queda na quantidade de produtos voltados para o público infantil). Já em 2022, a pesquisa encontrou 210 itens e os ovos para o público adulto tiveram sua presença diminuída de forma mais acentuada.

A pesquisa coletou 216 preços, distribuídos em 10 diferentes marcas, disponíveis entre os dias 17 e 24 de março, nos mesmos mercados que compõem a Pesquisa da Cesta Básica.

Diferença de preços e aumento

Na comparação de preços, 12 opções avaliadas apresentaram aumento superior a 20%. Entre elas, as marcas que mais subiram de preço foram: Kinder Maxi com 150g (42,2%), Nestlé Classic com 185g (27,5%) e Nestlé Prestígio com 207g (25,3%).

Sobre a diferença nos valores, o estudo revelou que ela pode chegar a até R$ 25,00 para um mesmo ovo de chocolate. Nesse caso, o Kinder Maxi (150g), seguido pelos Ferrero Rocher Tradicional, Lacta Favoritos e Lacta Laka e Diamante Negro apresentaram diferença de R$ 21,00, R$ 17,95 e R$ 17,95, respectivamente.

Entre os produtos coletados nas pesquisas de 2021 e 2022, 94,64% dos ovos de Páscoa aumentaram de preço. Icaro Zancheta, pesquisador do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, analisa o resultado, que corresponde a 53 dos 56 ovos de chocolate em comum nos estudos. “A redução na quantidade de marcas ofertadas e o sobrepreço, observados esse ano, também são reflexos da inflação que encontramos nos itens alimentícios”.

De acordo com o IPCA de março, o grupo de alimentação no domicílio fechou com alta acumulada de 13,72% em 12 meses para o Brasil. Da mesma forma, a pesquisa do Sincomercio Araraquara apontou alta 17,71% acumulada de para o mesmo período.

O ovo de Páscoa infantil Lacta Mulher Maravilha, com 166g, foi o produto que apresentou o maior reajuste entre esses mais de cinquenta que ficaram mais caros, com alta de R$ 30,46.

Ovos de Páscoa artesanais

Diante desse aumento significativo dos ovos tradicionais, a principal saída encontrada pelos consumidores nos últimos anos vêm sendo recorrer aos ovos de Páscoa artesanais ou caseiros. “Essa opção, além de possibilitar economia a muitos brasileiros, também pode ser uma forma de complementar a renda e promete ter bons números de vendas em 2022”, diz Zancheta.

Entre os artesanais, o destaque vai para os ovos de colher que, em geral, são preparados com uma metade de ovo recheada. Essa preferência também vem sendo observada nas produções caseiras, que recebem confecções com diferentes tipos e forma de cascas e recheios.

Para muitos produtores artesanais, a elevação dos custos com chocolate e embalagens é um problema que terá de ser contornado nessa Páscoa. A solução encontrada vem sendo reduzir as gramaturas e a margem de lucro, tendo em vista que o tíquete médio é mais baixo para os ovos artesanais.

Serviço:

Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio)

Avenida São Paulo, 662 – Centro

Contato: (16) 3334-7070

[email protected]

www.sincomercioararaquara.com.br/nucleo-economia

(ComTexto Comunicação Integrada – Érica Marin – [email protected])

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