Cláudio Boriola (*)
Fim de ano chegando, compras de Natal, preparativos para o Reveillon, ceia em família, presentes, viagens… em janeiro, IPVA, IPTU, carnês, cheques pré-datados, mensalidades e uniformes escolares… e as conseqüências, seu saldo no vermelho.
É preciso se preparar para enfrentar todas essas despesas, para isso investir o 13º salário da melhor forma é essencial.
Estamos diante de muitas influências e atrativos de consumo. São promoções do tipo “compre agora e pague só no carnaval” que estimulam nosso consumo e nos fazem gastar alem do que devemos.
Um bom investimento para o 13º é pagar todas as contas pendentes para começar o novo ano sem dívidas. Não podemos esquecer que logo no inicio do próximo ano temos todas aquelas despesas já citadas e outras que podem ocorrer. Aproveitar esse dinheiro e pagar essas dívidas com desconto é fundamental, mesmo que os presentes de Natal sejam mais baratos ou até fiquem para uma próxima oportunidade.
Aqueles que felizmente não tem dívidas, aplicar esse dinheiro em alguma transação bancária é uma boa alternativa. Afinal, para alcançar um grande sonho amanhã é preciso começar hoje.
Todos precisam ter em mente que comprar a vista é o melhor investimento. Com o dinheiro na mão podemos lutar por melhores produtos e descontos, que podem chegar ou ultrapassar 55%. O consumidor quando tem dinheiro tem poder de barganha, dita as regras do jogo. Hoje temos uma economia em crescimento, as vendas ainda estão fracas, as lojas certamente farão boas propostas e descontos quando encontrarem consumidores dispostos a comprar e principalmente, pagar à vista.
Portanto, um bom conselho, aproveite seu 13º para alcançar seus sonhos da melhor maneira e também a mais barata, afinal, nesse mundo capitalista selvagem, dinheiro é sempre bem-vindo.
Consumidor inteligente é aquele que sabe onde aplicar suas economias projetando o futuro.
Boa sorte, com um feliz 2005 sem dívidas!
(*) Consultor – Palestrante e Autor do livro Paz, Saúde e Crédito “O livro que vai mudar a sua vida” (claudioboriola@boriola.com.br.)