“Xô Dengue!” e Um Espaço pro Samuel

Na sexta-feira dia 18, às 15 horas, o Samuel e eu fomos conversar com o Presidente da Câmara, Valderico Joe, a respeito da boa repercussão que teve a publicação da biografia do Grande Médico Brasileiro Oswaldo Cruz. Enquanto conversávamos, entrou na sala presidencial o assessor de imprensa Kiko Luiz. Quando ele me viu com o Samuel, arregalou enormes olhos e afirmou que, lendo nossas brigas bíblicas, achou que éramos inimigos figadais. Ele ficou bobo quando soube que fui em quem emprestei ao Samuel fotos de Oswaldo Cruz que são de meu arquivo particular, publicadas dia 13 na coluna “Seu Nome Está Na Rua”, que ele faz n’O Imparcial.

A Bíblia que disputamos é como uma taça de esportes, só que o Samuel é teimoso; não quer considerar-se perdedor, nem devolver minha Bíblia americana. O Kiko entrou no meio do lance e me pediu para eu dar um espaço NA MINHA CRÔNICA prá me fazerem perguntas bíblicas. Hoje a crônica é pequena. Deixo espaço, mas somente vou ler as perguntas no dia 27, porque o Samuel já disse que as levará secretamente ao jornal.

Nestes dias, saíram muitas notícias sobre a dengue, porque aumentou o número de casos. O recorte ao lado, por exemplo, é de um dos jornais locais do domingo passado, mencionando um caso hemorrágico da doença.

Vi na TV, justo no dia 18, uma reportagem perdendo tempo ao criticar um laboratório que demora para dar os resultados do diagnóstico de dengue. Teria sido muito melhor se a TV tivesse aproveitado o espaço para nos ensinar meios eficazes para acabar com os mosquitos transmissores ao redor de nossas casas. Poderão ser desenhos animados ou Sanitaristas dando aulas “anti-mosquitos-da-dengue” na TV.

Há 100 anos, Oswaldo Cruz conseguiu reduzir a quase zero os milhares de casos de febre amarela no Rio de Janeiro através de uma campanha de extermínio das moscas. Ele foi duramente criticado no início pelo povo e pelos políticos mas, antes de morrer em seus jovens 45 anos, foi glorificado porque sua ciência estava correta.

Puxa vida, a principal mosca da febre amarela, chamada tecnicamente “Aedes aegypti”, é a mesma que transmite o vírus da dengue de uma pessoa doente para uma pessoa sadia. Felizmente, a dengue não é tão mortal quanto a febre amarela, mas pode dar hemorragias mortais e também lesões musculares com dores muito fortes que fazem o doente andar gingando, com o corpo bambo. É por isto que a doença se chama dengue, porque o andar do doente fica meio dengoso devido às mencionadas dores musculares.

O profeta Isaías, capítulo 51, exorta o povo à fé. No versículo 6, da Bíblia Católica, Editora Vozes, ele admite que as moscas foram feitas para morrer em grande quantidade.

É isto aí, gente, com o detalhe de que o “Aedes” gosta de ficar em repouso na água limpa dos vasos ou de qualquer poça. Não devemos deixar água limpa parada nos arredores de nossas casas. Ou a gente não deixa água dando sopa prá eles ou vamos colocar óleo na água, ou pó-de-café ou água sanitária ou algo que os da Secretaria da Saúde melhor indicarem.

Paro por aqui, deixando espaço que prometi ao Kiko. Coitado do Samuel, será que ele pensa que me poderá fazer alguma pergunta de Bíblia que eu não saiba responder?

As perguntas do Samuel

Após ser duramente sabatinado pelo exigente professor, agora é a vez do aluno fazer perguntas ao mestre, inclusive para constatar se o articulista é realmente bom de Bíblia como se auto-afirma.

Quanto a nota que recebi, em respostas da semana passada, eu e inúmeros leitores do Jornal de Araraquara concluímos que o professor foi rigoroso ao extremo. Portanto, peço publicamente revisão de provas.

Vamos às perguntas:

1ª) Qual profeta foi recomendado dormir de um único jeito por mais de um ano?

2ª) Em que consistia e como era chamado um pacto inviolável e indissolúvel?

3ª) Qual rei famoso que teve um filho ao qual deu o nome de “Homem do Senhor” mas que teve seu nome mudado para “Homem do Vexame” (como ficou mais conhecido)?

4ª) As palavras dos profetas (profecias) se cumprem, mas qual profeta ficou deveras zangado por haver sido cumprido sua profecia?

5ª) Onde encontramos a única citação de uma das qualidades do companheiro Guaracy?

6ª) Para garantir segurança, qual era a lei de arquitetura imposta aos judeus na construção de suas casas?

7ª) Qual profeta menor teve um filho cujo nome lembra algo de “uma pessoa que não ouviu bem?

8ª) Qual o rei de Israel que teve o mais curto reinado (quanto tempo)?

9ª) Quem na Bíblia tem o nome de uma das cores de um dos Bois-bumbás de Parintins-AM?

10ª) Qual o nome da caverna onde está sepultada uma família famosa, e que atualmente sobre ela, ergue-se um dos quatro santuários do mundo maometano?

Proposta

Se o Guaracy tirar nota 10 nesta prova, comprometo-me a xerocar está já tão famosa Bíblia, a qual vem pleiteando de volta com grande insistência.

Samuel

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feriado (15) tem Grupo Sobrevento em duas apresentações voltadas para bebês

Combate às Arboviroses e Dia D contra a Dengue

Diabetes afeta 10% dos brasileiros e mulheres têm mais prevalência que homens, diz Ministério da Saúde

Santa Casa de Araraquara abre vagas para Auxiliar de Hotelaria Hospitalar (coletor)

14ª Edição da Campanha Natal Solidário do Sindpd de Araraquara: Solidariedade para as Crianças da Casa Mater

CATEGORIAS