Quanto espaço foi usado para se discutir a probabilidade de se determinar menos cadeiras na Câmara Municipal? Por ser assunto de domínio público nem vamos reprisar a justificativa central (para Araraquara ter as atuais 21 cadeiras, a sua população deveria ser de 1 milhão. Tem, oficialmente, menos de 200 mil).
Agora os nobres vereadores estão ultrapassando o limite do aceitável, querem aumento de 63% para a próxima legislatura. Quer dizer, os atuais detentores de mandato popular estão crentes na reeleição e de olho num contra-cheque de 5 mil reais. Bem acima do salário de mercado, de profissionais capacitados e preparados ao longo de anos de estudo e especialização. Quanto vale um vereador de Araraquara? Seria deselegante escrever o que estamos pensando agora, de um determinado grupo nada preparado e nem de longe dotado de espírito lúcido e cristalino de quem faz lei. Mas, resta dizer que o salário de cada um é constituído do sacrifício de contribuintes que deixa o essencial para o pagamento de imposto. Essa, pois, a fonte moral de arrecadação: bolso de aposentados, pensionistas e até famílias carentes.
Senhores vereadores, quase metade não vai retornar às cadeiras e, por isso, percam um pouco da auto-confiança para que o povo não fique revoltado com tanta insensibilidade. O mar, como as pessoas normais estão vendo, não está pra peixe, não é mesmo?