Vereadores de Marabá (PA) visitam Araraquara para conhecer o aplicativo Bibi Mob Coomappa

0
289

As políticas públicas de incentivo ao cooperativismo e detalhes do aplicativo de transporte individual urbano foram apresentados aos vereadores paraenses na sede da CTA

Um grupo de vereadores do município do município de Marabá (PA), esteve nesta terça-feira (12) em Araraquara para conhecer o Bibi Mob, aplicativo de transporte individual urbano de passageiros, lançado em janeiro, gerenciado pela Cooperativa de Transporte de Araraquara, a Coomappa.

Os vereadores Marcelo Alves dos Santos (PT), Rodrigo Lima da Silva (Republicanos), Raimundo da Silva Souza (PL) e Antônio Márcio Faria Gonçalves (PSDB), acompanhados do assessor de imprensa Ulisses Pompeu de Miranda, foram recebidos na sede da Controladoria dos Transportes de Araraquara (CTA) por Nilson Carneiro, Coordenador Municipal de Mobilidade Urbana e presidente da CTA; Camila Capacle, coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da  Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e diretores da Coomappa.

Nilson Carneiro destacou que, apesar do pouco tempo de sua implantação em Araraquara, o Bibi Mob Coomappa vem chamando a atenção de outros municípios e da imprensa de todo o Brasil, por conta dos benefícios oferecidos aos motoristas. Toda essa repercussão do aplicativo, na opinião do coordenador de Mobilidade Urbana, se deve ao fato de ele apresentar uma solução inovadora no sentido de possibilitar que a cooperativa consiga repassar o valor máximo das corridas aos próprios motoristas, que são também cooperados.

Todos os detalhes deste primeiro aplicativo de transporte privado urbano de Araraquara, que oferece um serviço parecido com as plataformas que funcionam atualmente, foram apresentados aos vereadores do município paraense.

A coordenadora Camila Capacle explanou também sobre as políticas públicas de economia solidária que são fomentadas pela Prefeitura, criando no município a cultura do cooperativismo e a atmosfera propícia para o desenvolvimento de cooperativas de trabalho. Ela ainda ressaltou a forma como a Coomappa foi criada pela auto-organização dos motoristas de aplicativos que estavam muito insatisfeitos com suas condições de trabalho, tendo o apoio da Prefeitura como um diferencial nesse processo.

Segundo ela, a cooperativa procurou a Prefeitura quando já estava formalizada como cooperativa quando teve conhecimento do Programa Coopera Araraquara, instituído pela Lei Municipal nº 10.161/2021, e desde então temos apoiado a cooperativa por meio da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS)”, relata.

De acordo com os diretores da Coomappa, o Bibi Mob permite sua utilização nos municípios de Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Rincão. Para o motorista cooperar, é preciso ser morador de uma das quatro cidades atendidas e apresentar uma relação de documentos.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e iOS. Basta o usuário procurar como Bibi Mob e baixar o aplicativo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.