JA- Quais suas expectativas em relação às próximas eleições?
Sabemos que a disputa será muito acirrada, principalmente agora que surge a notícia da diminuição do número de vereadores, proposta que sempre defendi. A preocupação dos candidatos aumenta: são poucas vagas para muitos candidatos.
Como surgiu o projeto em homenagem à mulher?
Resolvemos fazer o Programa Momento Mulher para complementar as atividades desenvolvidas durante a Semana da Mulher. A intenção foi homenageá-las com um dia de atividades voltadas ao seu bem estar.
Você já organizou três desses eventos. Qual sua avaliação?
A cada ano aperfeiçoamos o evento. Em 2004 aumentamos o número de parceiros, 220 voluntários sem contar as pessoas que se apresentaram, e outras que foram atendidas no Momento Mulher. A credibilidade está sendo tão grande que neste ano fomos procurados por empresas / entidades que gostariam de agregar serviços. Essa é a nossa recompensa.
Fale sobre os colaboradores.
Fundamental para a realização e sucesso do evento. Sem a participação deles não conseguiríamos tornar realidade essa homenagem à população feminina. Aproveitamos para agradecer aos parceiros que direta ou indiretamente nos ajudaram a realizar o Momento Mulher.
Como ser um colaborador?
Todos que quiserem participar do Momento Mulher serão muito bem-vindos; é só entrar em contato conosco na Câmara Municipal, gabinete 06. As pessoas também poderão conhecer o evento e o nosso trabalho através do site www.julianadamus.com.br.
Quais são os benefícios desse evento?
Quem participa do Momento Mulher pode cuidar da sua beleza e auto-estima, conhece seus direitos jurídicos, recebe informações de saúde, aprende artesanato e culinária, faz ginástica, aprecia apresentações musicais e de dança e participa do sorteio de brindes.
Uma situação desafiadora de seu mandato.
A constante comparação em relação ao meu trabalho e do meu pai. Fui eleita para dar continuidade ao trabalho dele, percebo que fica pouco provável não haver essa cobrança. Hoje para mim o maior desafio é a reeleição, como meu pai sempre dizia: “a eleição é uma caixinha de surpresas”.
Uma situação prazerosa.
A sensação de dever cumprido.
Como a vereança influiu em seu crescimento pessoal?
Duas situações me fizeram amadurecer: uma após a morte de meu pai e a outra quando me tornei vereadora. Minha vida mudou de forma extraordinária, algo como “da água para o vinho”. Hoje sou representante da população, penso muito antes de tomar qualquer decisão.
O que representa a sua família?
A família é de extrema importância, tive bons exemplos na minha casa. Honestidade, responsabilidade e simplicidade foram adjetivos que soube incorporar no meu perfil. Gostaria de ter mais tempo para ficar com minha família, pois é dela que tenho apoio nas horas boas e ruins.
O papel da mulher no mercado de trabalho.
Depois de muita luta, o papel da mulher na sociedade vem mudando ano a ano. Atualmente a mulher assume postura mais atuante. Hoje elas não só ajudam na renda familiar, muitas sustentam o lar.
Sabemos que ainda há muitas mulheres fora do mercado de trabalho, mas é visível a quantidade de profissionais femininas disputando em condições de igualdade e muitas vezes de superioridade um determinado cargo.
Mas esta luta não pode parar por aqui.
Mensagem…
Nunca esqueça que existem quatro coisas na vida que não se recuperam:
A pedra, depois de atirada;
A palavra, depois de pronuciada;
A ocasião, depois de perdida e
O tempo, depois de passado.