Vera Botta (*)
As águas de março trazem boas novas
Preparem seus corações. Para começar, mudem o calendário. O novo ano no circuito astrológico está só começando, tem 5 dias. Tem inicio quando é primavera no hemisfério norte e outono para nós. Poderia não ser nada, mas é que este ano é regido por Mercúrio que nos dá fôlego para usar e abusar – no bom sentido – da comunicação… sem falar que Mercúrio, planeta que rege Gêmeos e Virgem pode ser considerado protetor do Brasil que conquistou sua independência em setembro…Por estas e outras, Veracidade vem com boas novas !!! Querendo, acima de tudo, passar muita energia a todos os leitores…
E a Câmara foi ao encontro da população
Aconteceu finalmente a tão sonhada aproximação!! Ainda em caráter experimental, realizamos a 1ª Reunião Itinerante da Câmara. Fomos ao bairro do Carmo para esclarecer e ouvir a população. Coincidentemente, o nome do salão definia o evento "Encontrão". Expectativas e curiosidades formavam o cenário. O que será afinal essa Câmara Itinerante, experiência exitosa em algumas cidades e temida em outras??? Foram chegando…autoridades, conselheiros do Orçamento Participativo, presidentes de partidos, pré-candidatos, profissionais da área de Educação, moradores das adjacências e um número de vereadores maior do que o esperado. Disseram presente por livre e espontânea vontade, sob comando do Presidente da Câmara Lauand, Anderson, Edna, Chediek, Deodata, Hokama, Napeloso e Nascimento, além de Edmilsom, Helenita e Jurandi que também passaram pelo local. Era ou não para o meu coração bater forte???
Foi comprovadamente satisfatório sentir o quanto a idéia é válida. As reivindicações dos moradores para as melhorias nos bairros foram o termômetro necessário para concluirmos que a população sabe o que quer!!!
Falas emocionadas e experiências de vida delinearam a Tribuna Popular, pois todos queriam falar da importância de serem ouvidos e da possibilidade de serem atendidos. Pela opinião da população, a Câmara Itinerante foi aprovada. Já foram solicitadas mais visitas em outros bairros. Valeu a pena esperar!!! Acredito que foi somente a primeira das inúmeras experiências que teremos.
O Itinerário é nosso!!
É com esse princípio que a população pôde ter o primeiro contacto com a Cartilha Itinerário da Cidadania, guia prático de informações sobre lugares e direitos, passaporte para se saber o que fazer na questão de impostos, alvarás, plantas, além de indicações sobre programas nas áreas de saúde, educação, promoção social e sobre a rica e fértil produção da cultura. Olhares curiosos passaram rapidamente pelo conteúdo da cartilha, como se quisessem reconhecer, num único momento, tudo que lhe é seu por direito. Não será mais preciso perder-se para ter informações… É só seguir o guia prático e divulgar, o máximo possível, para os vizinhos, amigos e familiares. Vamos fazer uso dos nossos direitos!! E vamos mostrar que a cultura de diretos pode e deve prevalecer neste ano luminoso em que Mercúrio nos abre caminhos…
Como está a luta contra discriminação racial em Araraquara??
O último domingo (21) foi "lembrado" internacionalmente como o Dia para a Eliminação da Discriminação Racial. Mesmo sendo esta a lembrança de um massacre de 44 anos atrás, ainda não se atingiu a apelação da ONU de que a tragédia de Sharpeville gerasse um trabalho em conjunto, dirigido ao combate do racismo e da discriminação, onde quer que eles existam.
Sabemos que a persistência do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância conexa – a violência e os insultos dirigidos a homens e mulheres não por aquilo que fizeram, mas sim por aquilo que são – demonstra a necessidade de procurar novas formas de enfrentar esse velho problema. E Araraquara como se destaca??
A ONG FONTE vem surgindo como um trabalho diferenciado na cidade, com projetos que visam promover a igualdade racial e discutir a diversidade étnica. Um exemplo disso é o segundo ano do cursinho pré-vestibular filiado a EDUCAFRO que tem como meta a inserção de afrodescendentes nas Universidades. Mais projetos vêm aí!!
O Conselho de Combate à Discriminação e ao Racismo também vem se esforçando no planejamento de ações efetivas. Boas novas são bem vindas. Está surgindo uma parceria com a OAB para a capacitação de advogados sobre processos raciais. A educação também está saindo na frente com um curso voltado à orientação de coordenadores pedagógicos e ao tratamento da diversidade étnica na sala de aula. Vamos lutar para superar as penosas divisões e enfrentar os desafios da desigualdade??? Somando forças, alcançaremos uma boa sementeira…
A coluna fica por aqui. O Itinerário da Cidadania foi oficialmente lançado (25), no teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues. No dia do meu aniversário, divido este presente sonhado e desejado há muito com todos os cidadãos e cidadãs da minha terra que querem e lutam como eu por uma Araraquara mais feliz. Boa semana a todos!
(*) É vereadora pelo PT e pesquisadora da Uniara.