A difícil transição
Com certeza, o momento é de expectativas no governo municipal. Definidas as exonerações, fica a indefinição da nova composição do governo. Com a saída dos secretários municipais, encerra-se a primeira fase da transição. A recomposição parece estar nos entremeios das negociações políticas que ainda permanecem nos bastidores. Sobram boatos!!! Dos que saíram, quem poderá voltar??? Como ficam os projetos em andamento??? Quando haverá definição dos cargos??? Perguntas não faltam. Zum, zum, zuns sobram…
O que fica é a certeza de que a missão foi cumprida. Avanços significativos nas mais variadas áreas da administração municipal estão aí para quem quiser ver. Muito ainda há de se fazer, para serem aprofundadas as experiências que vêm dando certo. É este nosso desejo. Que Araraquara fique cada vez melhor. Que as indicações tenham o perfil adequado à política implementada pelo governo que recebeu sinal verde das urnas para continuar neste caminho. Esperar para ver. E ver para crer!!!
Tensões na Câmara
O aumento do IPTU fez com que o plenário da Câmara na última sessão pegasse fogo. Situação e oposição deixaram de lado o “faz de conta” e as diferenças apareceram… Nas palavras, nos argumentos, na retórica…seria o preço de um debate democrático???. Manobras de obstaculização foram levadas às últimas conseqüências pela oposição. Na defesa do governo, argumentos não faltaram. Na votação, ganhou a situação. Revelou-se que os resquícios da disputa eleitoral têm contaminado as discussões. A disputa se dá na esfera política. Daí pra frente é pura queda de braço!!! Salve-se quem puder!!! O resultado é que a população vai pagar mais pelo IPTU. O aumento dos impostos ainda é, como sempre foi e, provavelmente, sempre será, regra nas administrações públicas do nosso país. O que fazer com esta realidade???Quem decide???
Quem tem medo da Câmara Itinerante?
O projeto voltou e mais uma vez não colou. A proposta é simples. Realizar algumas sessões da Câmara, fora da Câmara. Dói??? Vamos esclarecer esta questão??? Qual é o problema em estreitar as relações entre a comunidade e a Câmara Municipal??? Não estamos inventando a roda. Esta é uma feliz experiência existente em outras cidades há algum tempo. Trata-se de explicar nos bairros, nas escolas o que é ser vereador e o papel da Casa de Leis. Representa um instrumento de cidadania, uma porta aberta para que a Câmara se aproxime da população, não pelos favores e clientelismos, mas por um trabalho de conscientização dos cidadãos sobre seus direitos. Chega de falsos argumentos!!! Gasto do dinheiro público? Não!!! Uma sessão mensal fora da Câmara não representa oneração dos cofres públicos. Pelo contrário. Representa um ganho incomensurável para a cidade!!! Gostaria muito de deixar para a próxima legislatura este importante instrumento de cidadania e participação popular. E a população, o que pensa???
Os anjos da Guarda Municipal
Na última quarta-feira tive o imenso prazer de contribuir com a discussão organizada pela Guarda Municipal de Araraquara que tem realizado reflexões de avaliações sobre seu trabalho. Belíssima iniciativa. De parabéns o Capitão Figueiredo e todos os integrantes da Guarda. É sempre emocionante constatar que os projetos que apresentam bons resultados são sempre aqueles que são realizados por pessoas que se envolvem, de corpo e alma, neles. Com certeza, temos em Araraquara uma Guarda de qualidade, bem orientada, com perspectivas de ampliar seu envolvimento com a cidade. Nossa Guarda é cidadã e caminha para se consolidar como verdadeira parceira da população, através de ações preventivas e educativas. É fundamental que o apoio à Guarda Municipal seja incondicional. Precisamos melhor remunerá-la, melhor equipá-la, ampliá-la e lhe dar todo o suporte para termos esses verdadeiros anjos da guarda cada vez mais perto de nós. Parabéns Figueiredo!!!
A coluna fica por aqui. Com um voto de louvor aos resultados da conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial!!!Com destaque para o investimento na educação, para que seja utilizado material didático que não reforce o preconceito e a discriminação racial e étnica!!! Fica o convite para a Prestação de Contas dos vereadores que começa no dia 08. Perguntar não ofende: por que somente 11 vereadores se inscreveram??? E por que a desistência de alguns destes 11??? De olho na prestação de contas!!!Boa semana a todos. Até a próxima!!!
(*) É vereadora pelo PT e pesquisadora da Uniara.