Vaca Mecânica volta a dar leite

Por Rita de Cássia

A prefeita Neusa Dótoli reativou, nesta semana, a Usina de Produção de Leite de Soja, como parte do programa municipal de segurança alimentar. Atende prioritariamente crianças, idosos e pessoas com indicação médica pois trata-se de alimento dos mais importantes.

O Programa da Vaca Mecânica foi implantado em Américo Brasiliense na primeira gestão de Octavio Dótoli, entre 1982 e 1988. Depois de render muitos prêmios e elogios e ser copiado por muitas prefeituras e entidades do Estado de São Paulo, inexplicavelmente foi paralisado pela administração anterior.

O leite de soja é um alimento rico em proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas. Pela riqueza de nutrientes é fundamental para auxiliar no crescimento, fortalecer os ossos, músculos e dentes, além de tornar o organismo mais resistente às doenças. Estudos confirmam a eficácia do leite de soja também na diminuição e equilíbrio dos níveis de colesterol.

Responsabilidade

social e proposta

de futuro certo

“Assim que assumi a prefeitura, por vontade de nossa gente, determinei ao Diretor de Educação, Prof. Valdecir Gamba que é responsável pela alimentação, que retomasse o mais brevemente possível o programa do leite de soja. Para tanto, reformamos as máquinas e com grande alegria estamos começando a produção do cobiçado leite”, afirmou a chefe do Executivo Neusa Dótoli que teceu elogios à equipe responsável pelo trabalho.

a prefeita terminou sua fala agradecendo aos diretores da Usina Santa Cruz que forneceram gratuitamente a soja para o reinício do louvável programa.

Produção

Nessa fase inicial, serão produzidos 5 mil saquinhos de leite diariamente, acrescidos de essências de morango, tutti frutti, abacaxi, coco, baunilha e milho verde que serão distribuídos às crianças cadastradas, alunos das EMEIs e creches, além de idosos e pessoas que necessitam da soja por recomendação médica.

O cadastramento para atender à demanda ficará a cargo do Departamento de Promoção Social que é dirigido pela Izilda Del Vecchio, também uma entusiasta desse programa.

Padaria

O programa de segurança alimentar conta com a produção e distribuição de 6 mil e 500 pães por dia, refeições produzidas pela cozinha-piloto, entrega de cestas de alimentos e leite fluido pasteurizado às famílias que se enquadram às exigências sociais.

A retomada da Usina de Leite, por feliz e oportuna determinação da prefeita Neusa Dótoli, foi prestigiada pelo Diretor do Departamento de Educação Valdecir Gamba, Izilda Del Vecchio da Promoção Social, responsável pela Vaca Mecânica Valmir Charaba, José Ricardo Rodrigues chefe da cozinha-piloto, nutricionista Marijara de Souza Leite, funcionários e beneficiários de programas desenvolvidos pela prefeitura ameriliense.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS